Governo do Pará entrega Delegacia de Proteção à Pessoa com Deficiência nesta quarta-feira (27)
O governo do Pará, por meio da Polícia Civil (PCPA), entregará, nesta quarta-feira (27), a Delegacia de Proteção à Pessoa com Deficiência (DPPCD). A unidade de polícia judiciária é vinculada à Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), e tem o objetivo de investigar e reprimir crimes, violação de direitos, desde a proteção e repressão à violência física, psicológica, moral, patrimonial e sexual, delitos praticados em razão da condição de pessoa com deficiência.
Infraestrutura - A delegacia contará com equipe policial completa, incluindo um delegado, um escrivão, dois investigadores e um assistente social. O espaço tem ampla estrutura física, incluindo recepção, sala de ocorrência, sala para atendimento social, salas para atendimento policial, cozinha, banheiro com acessibilidade, entre outros.
O foco da unidade também terá como objetivos intervir e interromper o ciclo de violência, promover orientações sobre os direitos e providências cabíveis, encaminhar para os serviços da rede; acompanhar os procedimentos do caso, na tentativa de minimizar situações de vulnerabilidade e de fomentar a emancipação da pessoa com deficiência, por meio da integração com outros órgãos do Poder Público e do Terceiro Setor com vistas a propiciar um atendimento especializado.
Integração - A equipe multiprofissional da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) vai treinar profissionais de segurança pública que atuarão na primeira Delegacia da Pessoa com Deficiência e na Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa no Pará, que será entregue pelo Governo do Pará à população, em Belém.
A capacitação vai consistir no treinamento de profissionais em condutas e abordagens para pessoas com autismo e outras deficiências. Uma sala da delegacia estará também disponível para a emissão de carteiras de identidades (RG) e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), sob orientação também dos profissionais da Cepa.
Além do treinamento a ser realizado, a Sespa doou computadores que serão utilizados na rotina dos serviços prestados pela Delegacia.
Mudança - Nas próximas semanas, o prédio irá comportar a Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa (DPID), que atualmente funciona no prédio anexo a Seccional do Comércio, na rua Avertano Rocha, n° 417, entre as travessas São Pedro e Padre Eutíquio, bairro da Cidade Velha, em Belém.
Serviço:
A nova unidade da PCPA funcionará na Rua Domingos Marreiros, nº 2019, no bairro de Fátima, em Belém.
Porta-vozes:
Helder Barbalho - governador do Estado
Walter Resende - delegado-geral da PCPA