Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Emater entrega CAR coletivo para comunidade quilombola, em Portel

Por Governo do Pará (SECOM)
22/08/2023 20h09
Abertura: 24/08/2023 11h00
Encerramento: 24/08/2023 12h00
Local: Antigo Campo de Pouso (onde será construída a Usina da Paz de Portel)
Endereço: Rua da Vivência, s/n
Contatos: Sarah Mendes Ascom Emater (91) 98887-6155

Na quinta-feira (24), as 11 h, o Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), fará a entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR) coletivo (Módulo Povos e Comunidades Tradicionais) para a Comunidade Remanescente do Quilombo São Tomé do Taussu, no município de Portel, no Arquipélago do Marajó. A cerimônia oficial terá a presença do governador Helder Barbalho.

O CAR vai beneficiar 47 famílias da Associação Remanescente de Quilombos da Comunidade São Tomé do Taussu (Arquicost) e fortalece a agricultura familiar, voltada ao extrativismo do açaí, à mandiocultura, fruticultura e criação de suínos e aves.

O Quilombo São Tomé do Taussu fica às margens do Rio Acuti-Pereira, em uma área de 2.568 hectares. A coleta de dados realizada pelo Escritório Local (Esloc) da Emater em Portel levou quase cinco anos para ser finalizada, com o apoio do Núcleo de Geotecnologias (Labgeo) da empresa.

O Cadastro permite acessar as políticas públicas, principalmente crédito rural por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A Emater já está trabalhando nos projetos de Manejo de Açaizal Nativo, por meio do Pronaf Floresta, uma linha de crédito rural. 

O benefício à comunidade chegou por meio do Programa Regulariza Pará, iniciativa do governo do Estado.

Porta-voz: Governador Helder Barbalho

Texto: Sarah Mendes - Ascom/Emater