Emater entrega CAR coletivo para comunidade quilombola, em Portel
Na quinta-feira (24), as 11 h, o Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), fará a entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR) coletivo (Módulo Povos e Comunidades Tradicionais) para a Comunidade Remanescente do Quilombo São Tomé do Taussu, no município de Portel, no Arquipélago do Marajó. A cerimônia oficial terá a presença do governador Helder Barbalho.
O CAR vai beneficiar 47 famílias da Associação Remanescente de Quilombos da Comunidade São Tomé do Taussu (Arquicost) e fortalece a agricultura familiar, voltada ao extrativismo do açaí, à mandiocultura, fruticultura e criação de suínos e aves.
O Quilombo São Tomé do Taussu fica às margens do Rio Acuti-Pereira, em uma área de 2.568 hectares. A coleta de dados realizada pelo Escritório Local (Esloc) da Emater em Portel levou quase cinco anos para ser finalizada, com o apoio do Núcleo de Geotecnologias (Labgeo) da empresa.
O Cadastro permite acessar as políticas públicas, principalmente crédito rural por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A Emater já está trabalhando nos projetos de Manejo de Açaizal Nativo, por meio do Pronaf Floresta, uma linha de crédito rural.
O benefício à comunidade chegou por meio do Programa Regulariza Pará, iniciativa do governo do Estado.
Porta-voz: Governador Helder Barbalho
Texto: Sarah Mendes - Ascom/Emater