Hospital Metropolitano recebe população em campanha de doação de sangue em parceria com Hemopa
Nos dias 25 e 26 de julho, terça-feira e quarta-feira, das 8h às 16h, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, realizará a campanha “Seja o herói de alguém. Doe sangue!”, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Todos, tanto funcionários quanto comunidade externa, podem comparecer para doar.
A programação será realizada com o intuito de manter a regularidade do estoque de sangue da Fundação, órgão responsável por abastecer a rede hospitalar do Pará com atendimento transfusional em quantidade adequada, principalmente no período das férias, quando o número de comparecimento de voluntários nos serviços de coleta de sangue reduz na hemorrede brasileira e no Pará não é diferente. Somente no HMUE, são realizadas mais de 200 transfusões por mês.
As coletas ocorrerão em sala montada dentro da unidade hospitalar, que é gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), e também no ônibus do Hemopa. A meta é alcançar 200 doações de sangue.
Critérios para doação de sangue:
- Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
-Ter mais de 50 quilos;
- Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
- Observar o intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
- Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.
Mais informações 08002898118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 16h.