Governador faz vistoria em obra de construção da ponte sobre o Furo da Laura, em Colares
O governador Helder Barbalho fará, nesta terça-feira (4), às 10h, vistoria às obras de construção da ponte sobre o Furo da Laura, no município de Colares, na região nordeste do Pará. A obra avança com a implantação da primeira estaca dentro do rio, outras duas estacas estão implantadas na margem direita, mas fora do rio. Ao todo a ponte terá 22 estacas de 1,5 metros de diâmetro.
A ponte de Colares será construída de forma mista em concreto e aço. A estrutura terá 440 metros de extensão. Ao todo, serão investidos mais de R$ 48 milhões na obra. O vão central da ponte terá a estrutura com vigas metálicas de 60 metros e os pilares serão protegidos com defensas contra choque de embarcações.
Localizada no quilômetro 10 da PA-238, a ponte ficará sob o furo da Laura, na altura da Comunidade de Penhalonga, comunidade que faz a ligação de Colares com o município de Vigia.
A ponte é uma obra executada pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran), que iniciou os trabalhos no segundo semestre do ano passado, onde já foram executados serviços de licenciamento ambiental, sondagem do solo e execução de lajes e pré-lajes, assim como outras partes da ponte em um canteiro próximo à obra. O titular da Setran, Adler Silveira acompanhará os trabalhos de vistoria.
Colares fica cerca de 100 quilômetros da capital paraense, Belém, e hoje seu acesso ao continente é feito por meio de balsas. Ao todo a obra gerou 100 empregos diretos e 300 indiretos, movimentando a economia do município. A ponte deve ser entregue em 24 meses.
Porta-vozes
Helder Barbalho, governador do Estado;
Adler Silveira, secretário de Transportes.