Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Abertura dos Pássaros Juninos e Cordões de Pássaros e outros Bichos

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
20/06/2023 16h43
Abertura: 21/06/2023 17h30
Encerramento: 25/06/2023 22h00
Local: Teatro Experimental Waldemar Henrique
Endereço: Avenida Presidente Varga, 645 - Campina
Contatos: Manuela Oliveira - (91) 99105-9848

Os Pássaros Juninos serão a atração desta semana no Teatro Waldemar Henrique, dando continuidade a programação do Arraial de Todos os Santos. Estarão reunindo mais de 22 grupos de pássaros, as apresentações começam, nesta quarta-feira, (21), e estendem-se durante a semana.  

A manifestação originária do Pará nasceu na 'época da borracha', por volta de 1910, quando os mais desfavorecidos não tinham acesso ao teatro e ficavam do lado de fora imaginando o que acontecia, e assim começaram a fazer espetáculos no meio da rua, homenageando algum pássaro amazônico.

As apresentações acontecem na época dos festejos juninos, seguindo a mesma forma de espetáculo. Os pássaros juninos se apresentam em espaços abertos. Eles representam cenas onde os pássaros fogem dos caçadores que querem atingi-los, e com ajuda das fadas, os pássaros ficam livres para brincar na quadra junina.

Teatro Popular, Teatro de Pássaros ou Ópera Cabocla, como também pode ser definida a brincadeira dos 'Pássarios', manifestação considera uma expressão de grande importância por representar uma identidade amazônica, da cultura popular. Só há grupos de Pássaros no Pará.

A brincadeira tem elementos amazônicos importantes e personagens, como a flora e a fauna, presentes no próprio enredo. O personagem central sempre é um pássaro da fauna amazônica, além dos povos indígenas, das culturas afro amazônica, da nobreza, (influência do teatro europeu do Século XIX), do caboclo, do ribeirinho e da gente da periferia, retratando problemáticas socioculturais do cotidiano.

Pássaros Juninos - Um espetáculo completo comporta os principais elementos do teatro (troca de figurino, uso do palco de acordo com o enredo). Chamado também de melodrama fantasia. Sempre traz uma temática (enredo).

Cordões - Podem ser de Pássaro, em que este é o personagem central, mas pode ser outro bicho. O grupo se posiciona em formato meia-lua no palco, em uma dinâmica que não necessita a troca de cena e de figurino; esta se detém ao espetáculo, que se desenvolve em um único ato, em que cada personagem tem sua vez de apresentação, sempre com a entoação das músicas que contam uma história. Também é chamado de teatro cantado.

Serviço

Apresentação dos Pássaros Juninos e Cordões de Pássaros e outros Bichos

Data: 21 a 25/06

Horário: a partir das 17h30

Local: Teatro Experimental Waldemar Henrique,  Avenida Presidente Vargas, 645 - Campina

Confira a programação completa no site (www.arraial2023.com).