Adepará orienta sobre uso correto de agrotóxicos em propriedades rurais
Rosa Cardoso - (91) 99986-465
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) participa às 8h, desta quarta-feira (21), na sede do Ministério Público do Pará (MPPA), em Altamira, do evento “Agrotóxicos- Uso Consciente e Responsável”. O evento vai reunir representantes do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), a entidade criada para promover a correta destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas e responsável por operacionalizar a logística reversa das embalagens.
A Adepará é responsável pela fiscalização do uso correto de agrotóxicos no Pará, e, também, orienta e acompanha a devolução de embalagens desses produtos após a sua utilização na natureza, participará com a palestra “Fiscalizações do uso correto de Agrotóxicos “, que será ministrada pelo fiscal agropecuário Luiz Guamá, gerente do programa estadual de agrotóxicos da Adepará.
Além da palestra , a Adepará também participará, às 15h, da inauguração do Posto de Coleta de devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, instalado pelo InpEV este mês em Altamira, no Xingu. Atualmente, existem 6 postos de descarte no Pará.
Logística reversa - A devolução de embalagens vazias cumpre todo o ciclo da cadeia do agrotóxico e faz com que as embalagens já utilizadas sejam reaproveitadas pela indústria.
A devolução é uma obrigação do produtor rural, que pode ser autuado caso não ocorra a destinação correta. Cabe a Adepará verificar se foram cumpridas as normas porque a embalagem não pode ser reutilizada, não pode ser usada para armazenar água, por exemplo.
Fiscalizações - Nas fiscalizações, a Agencia verifica pelo menos 8 itens (nota fiscal, receita agronômica, EPI, se existe um depósito específico para agrotóxico, se a embalagem foi devolvida, se foi lavada, se foi emitido recibo de devolução, entre outros). Em Altamira existem 9 revendas agropecuárias cadastradas na Adepará.
Para garantir que as embalagens não sejam reutilizadas nas propriedades rurais, as indústrias criaram uma alternativa principalmente para atender aos pequenos produtores e garantir que eles realizem a devolução correta. É a ação de recebimento itinerante de embalagens de defensivos agrícolas vazias que já é realizada em muitos municípios paraenses.