Emater promove concurso 'Queijo Pai D'Égua' na FITA 2023
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) vai promover o "Queijo Pai D'Égua - Concurso de Queijos Artesanais do Para", nesta sexta-feira (16), na Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.
O objetivo é reconhecer a importância e valorizar a identidade desse produto peculiar da agricultura familiar paraense.
A Emater observa que o 'Queijo Pai D'Égua' é também uma oportunidade de demonstrar a importância e relevância da cadeia produtiva, e ao mesmo tempo, de promover a expansão do mercado desse derivado lácteo, bem como a representatividade e valorização histórica, cultural, produtiva, tradicional e socioeconômica dos queijos artesanais do estado do Pará, considerando o potencial de produção, as características de identidade e a valorização dos diversos tipos de queijos produzidos no estado do Pará.
O julgamento se dará em duas etapas, a primeira etapa será de avaliação popular e a segunda de avaliação por júri especializado. A avaliação popular consistirá na degustação dos queijos concorrentes por visitantes e participantes da FITA 2023 que serão convidados aleatoriamente pela coordenação do concurso para escolher entre os queijos apresentados. A avaliação popular correrá no horário de 13h às 16h, das 17h às 18h ocorrerá avaliação por do júri especializado
Premiação
A premiação ocorrerá no dia 18 de junho, durante a cerimônia de encerramento da FITA 2023. Os três primeiros colocados e todos os jurados receberão o Título de Queijo Pai D'Égua. O queijo que receber a maior soma de notas será premiado com passagem e hospedagem para participar e representar o estado do Pará na ExpoQueijo em Araxá, Minas Gerais.
Sugestão de entrevistados:
- Joniel Vieira de Abreu (presidente da Emater)
- Karine Sarraf (comissão organizadora do evento)