Governo apresenta números do turismo na FITA 2023
Como parte da programação da 11ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese-PA), apresenta o Balanço Econômico do Turismo no Pará, no auditório do 2ª andar, do Hangar – Convenções e Feiras, na próxima sexta-feira (16).
O estatístico da Setur, Admilson Alcântara, e o economista do Dieese, Roberto Sena, vão apresentar os dados econômicos do turismo paraense (fluxo nacional e internacional, receita gerada pelo turismo nos anos de 2021 e 2022 e as estimativas de fluxo e receita para 2023), além dos resultados sobre o emprego na atividade do turismo. O estudo é baseado nas pesquisas de demanda turísticas da Setur, em parceria com o Dieese-Pa e dados do IBGE.
O estudo também traz um balanço do cenário econômico nacional, os impactos no setor de serviços, detalhando em particular a atividade turística no Pará - como a expectativa da quantidade de turistas neste ano, os estados de procedência desse visitante, qual o tempo de permanência média no território paraense, o gasto médio desse turista e a geração de receita para a economia do Pará considerando toda a cadeia produtiva e empresarial.
Outros dados importantes serão revelados, a exemplo, dos meios de hospedagem mais buscados por esse turista, sejam hotéis, pousadas, casa de amigos ou parentes, dentre outros. A pesquisa vai apontar ainda os principais meios de transporte utilizados, dentre o aéreo, rodoviário, fluvial e/ou marítimo, bem como os atrativos e pontos turísticos mais visitados por esse turista durante seu tempo de permanência no estado do Pará.
A pesquisa também trará informações como o número de passageiros nos aeroportos, saldo dos postos de trabalho no setor, entre outros aspectos relevantes do cenário do turismo paraense em 2022 e expectativas para 2023.
Sugestão de entrevistados:
- Eduardo Costa (secretário de Turismo do Pará)
- Roberto Sena (economista do Dieese)