Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Auto Junino da Fundação Cultural do Pará começa nesta sexta (9)

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
07/06/2023 14h10
Abertura: 09/06/2023 18h00
Encerramento: 11/06/2023 22h00
Local: Curro Velho
Endereço: Rua Professor Nelson Ribeiro, 287
Contatos: Manuela Viana: +55 91 9105-9848

A Fundação Cultural do Pará, por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho (NOCV), prepara-se para apresentar o Auto Junino 2023, evento que faz parte da programação do Arraial de Todos os Santos. O espetáculo intitulado "Abre o livro, João!" será encenado nos dias 9, 10 e 11 de junho. O elenco é composto por 160 participantes, entre crianças e adolescentes que são alunos das oficinas de teatro, música e dança da instituição. A peça promete encantar o público com ação, aventura e momentos de aprendizado.

A peça, escrita por José Maria Bezerra, conta a história de João, um garoto com o poder de viajar através de um livro. Ao lado de uma turma de amigos, ele embarca em uma aventura repleta de encontros fabulosos com personagens da cultura popular, como botos, a boiúna, o curupira, a cobra grande e pássaros juninos. O espetáculo é uma homenagem ao poeta, dramaturgo e professor, João de Jesus Paes Loureiro.

O Auto Junino é uma tradição que já dura 32 anos e tem sido fundamental para a Iniciação Artística de muitas crianças e jovens da comunidade. Hoje, alguns desses participantes são instrutores e até mesmo pais, trazendo seus filhos para fazerem parte do processo criativo.

Atrações - O Auto Junino contará também com outras atrações ao longo dos três dias de evento. A programação terá início com a apresentação dos resultados da Oficina de Prática Percussiva, ministrada por Heraldo Santos, seguida pelo espetáculo "A Quase Morte do Boi Parazinho", dirigido por Rubervaldo Cruz Sarmento Filho, na Praça do Quiosque do Curro Velho. 

Além disso, estão previstas as apresentações dos espetáculos "A Saga de Agotime", dirigido por Taynara Garcia, no Teatro do Curro Velho, e "Circenses na Roça", dirigido por Erverton Figueiredo, na Nave do Curro Velho. Cada espetáculo terá duração média de 30 minutos.
Para encerrar as noites de festa, haverá shows musicais no Anfiteatro da casa: No dia 9 de junho, o público poderá prestigiar o show de Mano Ió; no dia 10 de junho será a vez de Maria do Carimbó se apresentar; e no dia 11 de junho, a Banda Senta Peia encerrará o evento com chave de ouro. O evento começa a partir das 18h (espetáculo principal). A entrada é gratuita.