Com apoio da Sespa, 14ª Conferência Estadual de Saúde será aberta no Hangar
A 14ª Conferência Estadual de Saúde, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, será aberta nesta terça-feira (23), as 17 h, e se estenderá até quinta-feira (25), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A realização é do Conselho Estadual de Saúde do Pará (CES), com apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O objetivo é mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade sobre propostas que norteiem políticas públicas, para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará. A conferência é uma das etapas da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá entre 02 e 05 de julho de 2023, em Brasília (DF).
A partir do tema central, quatro eixos temáticos serão discutidos durante os três dias de Conferência: "O Brasil que temos e o Brasil que queremos"; "O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas"; "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia"; "Amanhã será outro dia para todos, todas e todes".
A etapa estadual contará com 1.136 participantes, sendo 900 delegados municipais distribuídos na seguinte proporção: 25% de gestores e prestadores de serviços de saúde conveniados ao SUS; 25% de trabalhadores de saúde e 50% de usuários, além de 56 conselheiros estaduais de saúde e outros 180 convidados, entre entidades, instituições e ONG’s de relevância em saúde e setores afins.
A metodologia dos trabalhos incluirá discussão em torno dos painéis temáticos, seguidos de exposição e debates entre grupos de trabalhos, que culminarão na formação dos 112 delegados estaduais que representarão o Estado do Pará na Conferência Nacional de Saúde.
Sugestões de entrevistados: Porta-voz: Helder Barbalho, Governador do Estado
Rômulo Rodovalho - Secretário de Estado de Saúde Pública
Elizeth Braga - Presidente do Conselho Estadual de Saúde