Governador Helder Barbalho anuncia nova Usina da Paz em Cametá
Nesta terça-feira (16), o governador Helder Barbalho assina a ordem de serviço para a construção da 13ª Usina da Paz no estado, na cidade de Cametá, na região de integração Tocantins.
Caracterizadas por serem um grande e moderno complexo comunitário, as Usinas da Paz têm se destacado no Brasil como modelo de política pública social e de cidadania.
Em breve, os moradores da região poderão usufruir das instalações de dois prédios principais que irão ofertar diversos cursos, oficinas e atendimento público, teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área de viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento.
Serão mais de 70 serviços intersetoriais das secretarias estaduais e órgãos parceiros, como atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes. Todos os serviços são gratuitos.
Parceria - As obras serão executadas pela empresa Vale, em uma área localizada na Avenida Euclides Figueredo, Marambaia, em Cametá. As etapas de topografia e sondagem do terreno já foram iniciadas.
Atualmente estão em funcionamento 9 complexos no Estado, a UsiPaz Amintas Pinheiro, localizada no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua; a UsiPaz Cabanagem, em Belém; a UsiPaz Antônia Corrêa, no bairro Nova União, em Marituba; a UsiPaz Padre Bruno Sechi, instalada no bairro Benguí, também em Belém; as UsiPaz Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste do Estado, desde maio e junho, respectivamente; e UsiPaz Jurunas/Condor; a UsiPaz Terra Firme; e a mais recente a UsiPaz Guamá, também na capital do Estado.Estão em obra, as UsiPaz de Altamira e Marabá.
Saiba mais - As Usinas da Paz são grandes complexos comunitários, com área de aproximadamente 10.000 m2, que contemplam prédios específicos para diversas atividades, como teatro, quadra poliesportiva, dojo de artes marciais, um prédio de assistência, destinado à prestação de serviços do Estado à população (emissão de documentos, consultas médicas, etc..) e um prédio chamado Usina, destinado a atividades de qualificação profissional e educação.