Uepa comemora 30 anos de fundação na próxima semana
Com a missão de produzir e difundir conhecimentos e formar profissionais éticos, com responsabilidade social, para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) vem atuando há 30 anos na produção e valorização do conhecimento científico.
Para comemorar o Jubileu de Pérola, será realizada uma solenidade no dia 18 de maio, a partir das 18h, no Theatro da Paz. O momento também terá a outorga dos títulos de “Doutora Honoris Causa” a Prof.ª Zélia Amador de Deus, e “Professora Emérita” a Prof.ª Ivanilde Apoluceno de Oliveira, concedido pelo Conselho Superior Universitário (Consun).
Também será realizada uma homenagem ao senador Jader Barbalho com a medalha “Mérito Universitário”, que à época, como Governador do Estado Pará, sancionou a lei de criação da Universidade. Será entregue também a medalha de mérito funcional ao servidor Rômulo Rodrigues, que está na Uepa desde a sua criação. Ao final, a Amazônia Jazz Band realizará uma apresentação musical.
Histórico
Criada em 18 de maio de 1993, a Uepa foi resultado da fusão das faculdades estaduais de Enfermagem, Medicina, Educação Física e Educação, por meio da Lei Estadual nº 5.747, sancionada pelo então Governador do Estado, Jader Barbalho. Desde então, a Uepa desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas da Saúde, da Educação e da Tecnologia.
São cinco Campi na capital e outros nos municípios de Paragominas, Conceição do Araguaia, Marabá, Altamira, Igarapé-Açu, São Miguel do Guamá, Santarém, Tucuruí, Moju, Redenção, Barcarena, Vigia, Cametá, Salvaterra, Castanhal, Bragança, Parauapebas e Ananindeua, sendo esses dois últimos em fase final da construção, com previsão de entrega ainda no primeiro semestre deste ano.
A Uepa também está presente nos demais municípios do estado por meio de programas como o Forma Pará, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor). Além da educação formal, a Uepa também presta serviços para a sociedade, como atendimentos em 48 especialidades na área de saúde, com estimativa de mais de 237 mil atendimentos por ano, e serviços ofertados por projetos de extensão, como as atividades desenvolvidas no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), que recebe mais de 35 mil visitas por ano.
Comemorar 30 anos de criação vai além do ato formal e institucional. A data refere-se ao dever cumprido de cada servidor, docente e discente que contribui no dia a dia para o desenvolvimento do Pará.