Cerimônia de posse do novos 700 Policiais Penais será em 14 de março
Está programada para a próxima terça-feira (14), na Arena Guilherme Paraense, o “Mangueirinho”, às 9h, a realização da Cerimônia de Posse dos primeiros 700 Policiais Penais aprovados e nomeados do concurso C-208, de 2022, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Ao todo, foram aprovados 1.893 candidatos ao cargo de Policial Penal, mas as nomeações vão ocorrer em três etapas distintas, encerrando no mês junho de 2023.
O primeiro grupo de nomeados tiveram os nomes publicados na portaria de nomeação do dia 1° de março, no Diário Oficial do Estado (DOE). Posteriormente, de 2 a 13 de março de 2023 o cronograma definiu a realização da perícia médica, junto à Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (SEPLAD), por meio de agendamento prévio para cada nomeado. Simultaneamente, a SEAP, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), receberá a documentação física (original e cópia) de todos os nomeados no prédio da Escola de Administração Penitenciária (EAP).
Uma das primeiras medidas relacionadas ao processo de nomeação dos aprovados foi a publicação da Portaria nº 079/2023/DGP/SEAP, na edição 35.298 do DOE, de 17 de fevereiro de 2023. O dispositivo legal definia a escolha, por parte do nomeado, da Unidade Prisional onde pretende atuar, obedecendo à ordem de classificação final no Concurso Público. Entre as opções de escolha das regiões para as quais foram inscritos, estão Araguaia, Baixo Amazonas, Carajás, Guajará, Guamá, Lago de Tucuruí, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós, Tocantins e Xingu.
No dia 14, além Na Cerimônia de Posse, os 700 novos servidores da secretaria assinarão o Termo de Posse, receberão a cópia do Termo de Posse e Ofício de Apresentação na Unidade Prisional, com a indicação do dia de entrada em exercício, e o recebimento do Ofício de Lotação.
No dia 23 de abril os novos 700 servidores deverão receber as Identidades Funcionais e uniformes. A nomeação dos demais 1.193 aprovados no concurso está prevista para ocorrer de forma gradativa, até junho de 2023.