Usuários PcDs do CIIR iniciam nova temporada de canoagem adaptada
Nesta quinta-feira (19), às 9h, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realiza a primeira remada da temporada 2023 do projeto “Meninos do Rio”, junto aos seus usuários assistidos. A prática deste esporte adaptado é realizada às margens da Baía do Guajará, dentro da área do Centro de reabilitação.
Proposta como terapia e denominada de “Meninos do Rio”, a canoagem é conduzida pela equipe da Mecanoterapia, setor localizado no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), que estimula a Pessoa com Deficiência (PcD) a trabalhar o aspecto cardiorrespiratório, amplitude de movimentos, fortalecimento muscular dos membros superiores e inferiores, além do controle de tronco. Ainda fortalece a socialização entre os praticantes. O grupo de participantes é formado por deficientes visuais, auditivos, físicos e intelectuais.
Treinamento - Para preparar fisicamente os participantes do projeto, cerca de 30 usuários passam por treinamento com hidroterapia e mecanoterapia nas piscinas da unidade. A atividade contribui para melhoria da qualidade de vida e condicionamento físico durante a prática da canoagem na Baía.
Sugestão de entrevistado: João Rodrigues – Educador físico no CIIR e tutor da terapia.
Texto: Pallmer Barros/Ascom CIIR