Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa promove caminhada em prol da comunidade ostomizada neste sábado (19)

Por Melina Marcelino (SESPA)
17/11/2022 12h49
Abertura: 19/11/2022 07h30
Encerramento: 19/11/2022 09h30
Local: Parque do Utinga
Endereço: Av. João Paulo II, S/N - Curió Utinga, Belém - PA
Contatos: Laís Menezes (Ascom/Sespa): 91 98215-6730

Na manhã deste sábado (19) será realizada a I Caminhada dos Ostomizados no Parque do Utinga, em Belém. A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), tem como objetivo gerar uma conscientização social em prol da comunidade ostomizada, promovendo o conhecimento e respeito a essas pessoas.

O evento está sendo feito em alusão ao Dia Nacional dos Ostomizados, celebrado no dia 16 de novembro. A iniciativa está sendo realizada pelo Serviço de Atenção à Pessoa Estomizada (Sape), que funciona na Unidade de Referência da Presidente Vargas, vinculada ao 1º Centro Regional de Saúde. O Sape atende atualmente mais de três mil pessoas de todo o estado.

A ostomia, ou estomia de eliminação, é um procedimento cirúrgico realizado quando é preciso construir um novo trajeto para eliminar a urina e as fezes. Geralmente, é realizado depois de condições traumáticas ou patológicas, tais como perfurações no abdômen, doenças no intestino, no reto e na bexiga, que podem gerar necessidade de uma ostomia para a preservação da vida.

Cerca de 100 pessoas participarão da caminhada promovida pela Sespa, sendo elas pessoas ostomizadas, familiares e profissionais de saúde. Segundo Francisca Santino, coordenadora do Sape, a proposta é contribuir para a integração de pessoas ostomizadas, chamando atenção da sociedade para os obstáculos e dificuldades enfrentadas na vida pós-cirurgia. 

Além da caminhada, a Sespa promoveu nesta semana uma exposição de fotos de pessoas com o tema “Estoma não me limita: Ostomia, superação e vida”. Os ensaios fotográficos mostram pessoas ostomizadas além das bolsas coletoras, como forma de mostrar que é possível viver uma vida sem limitações por causa da estoma. O trabalho foi exposto em universidades na capital do estado.