Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Belém sedia o V Fórum Estadual de Vigilância para Febre Aftosa no Pará

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
04/11/2022 14h33
Abertura: 07/11/2022 08h00
Encerramento: 07/11/2022 13h00
Local: Auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará - Faepa
Endereço: Travessa Dr. Moraes, nº 21 - Edifício Palácio da Agricultura, 8º andar - Belém
Contatos: Manuela Oliveira - (91) 99105-9848
Rosa Cardoso - (91) 99986-4652

A equipe gestora do Plano Estratégico Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, formada por diversas instituições do setor público e da iniciativa privada, promove no dia 07 de novembro (segunda-feira), das 08 às 12h30, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), em Belém, o V Fórum Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa.

Voltado a produtores rurais, médicos veterinários, estudantes de Medicina Veterinária, profissionais e empresários da cadeia produtiva da pecuária, o Fórum é realizado em parceria pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), Faepa, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV/PA) e Associação de Criadores do Pará (Acripará).

A programação debaterá temas importantes para a pecuária paraense, como o panorama atual da aftosa no País e a expectativa para a retirada da vacina, prevista no plano estratégico do governo federal como parte do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). A vacinação do rebanho, hoje obrigatória, deverá ser substituída por medidas de vigilância sanitária.

O Pará possui o terceiro maior rebanho bovino do Brasil, com mais de 25 milhões de cabeças, se destacando na exportação de gado vivo em pé para outros países. Além disso, é um estado livre de febre aftosa com vacinação. A retirada da vacina, de acordo com o serviço veterinário oficial, garantirá a abertura de novos mercados, bem como maior competitividade para a pecuária paraense.

O Fórum será transmitido ao vivo pelo Youtube e contará com palestras de representantes do Mapa, da Adepará e da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron/RO). Também haverá mesa-redonda, com  mediação da Associação Exportadora de gado vivo.