SEAP abre semana em homenagem ao Dia da Mulher com ações para internas no CRF, em Ananindeua
A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) realiza, nesta terça-feira (8), no Centro de Reeducação Feminino (CRF), em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, a abertura da Semana da Mulher, dedicada às internas do sistema penitenciário paraense.
Até o próximo dia 16, em parceria com órgãos como a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e a Defensoria Pública do Estado (DPE), a SEAP vai oferecer uma série de serviços e atendimentos para as custodiadas.
Programação
Na abertura, na terça-feira (8), a partir das 15h, a SEAP, em parceria com a Secult, retomará as atividades do projeto “Sons de Liberdade”, com a entrega de certificados para as custodiadas que participaram, entre abril e dezembro de 2021, das oficinas de Figurino para Ópera (CRF), com Hélio Alvarez; Visagismo, com Omar Júnior (Central de Triagem Metropolitana II - CTM II); Terapia Sonora (CRF), com Daniel Araújo, diretor do Theatro da Paz; e Cenografia para Ópera (Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel), com Cláudio Bastos.
Na ocasião, estarão presentes o figurinista Fernando Leite, da ópera Die Abreise, que teve parte do figurino produzido pelas custodiadas do CRF, o professor de Visagismo, Omar Júnior, e a mezzo soprano Carolina Faria, que vai interpretar duas árias da ópera Carmen, de Bizet.
A DPE também apresentará o cronograma de atendimentos jurídicos no CRF.
Já no dia 10, está prevista uma atividade com educador físico para as internas do CRF; no dia 11, ocorrerá palestra para as internas sobre temática de identidade de gênero e orientação sexual e, entre os dias 14, 15 e 16, haverá mutirão de atendimento em saúde, nas especialidades de ginecologia e saúde mental para as mulheres que cumprem pena no CRF.
Encerrando a Semana, no dia 16, ocorre o evento intitulado “Papo com Elas”, uma mesa redonda voltada para as servidoras da SEAP, que vai discutir “Empoderamento feminino e o sistema penitenciário paraense”, com a participação de especialistas no assunto. O bate-papo será no Centro de Treinamentos e Instruções Especializadas (CIESP), dentro do Complexo de Americano, em Santa Izabel do Pará, a partir das 8h.
Texto: Elck Oliveira/Ascom Seap