Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BANCO DE SANGUE

Em Belém, instituições parcerias se unem em favor da doação de sangue

Por Vera Rojas (HEMOPA)
16/02/2022 11h59
Abertura: 17/02/2022 09h00
Encerramento: 18/02/2022 16h00
Local: Sede do Hemopa e na Unidade Médica Integrada da Marinha do Brasil (UMI)
Endereço: Sede Hemopa: Av. Serzedelo Correa com Caripunas. UMI Marinha: Rodovia Arthur Bernardes, bairro Pratinha.
Contatos: Ascom Hemopa: 31106506/ 983990599- Vera Rojas

Nesta quinta-feira (17), a Fundação Hemopa realizará campanhas, interna e externa, em parceria com instituições privadas e públicas de mobilização à doação de sangue com o intuito de reforçar o estoque do hemocentro e garantir o atendimento transfusional da rede hospitalar paraense.

As campanhas internas serão realizadas na sede do hemocentro, no bairro de Batista Campos, com os voluntários do Sistema Integrado de Educação Profissional do Pará (Siepa) e com Escola de Samba Império de Samba Quem São Eles. A campanha externa será com voluntários da Marinha do Brasil.

O Siepa encaminhará cerca de 30 voluntários, a partir das 9h, por meio do projeto “Caravana Solidária”, do Hemopa, que disponibiliza transporte para pequenos grupos de amigos, familiares ou colegas de trabalho. 

Já a agremiação “Quem São Eles” trará um grupo de ritmistas até a sede do Hemopa para atrair voluntários dos arredores da Instituição para a doação voluntária de sangue. A ação irá iniciar a partir das 10h. Os ritmistas também irão passar pelos corredores da sede e convocarão os servidores à coleta de sangue. 

A campanha externa será promovida com apoio de voluntários da  Marinha, por meio da Unidade Médica Integrada da Marinha do Brasil (UMI), localizada na rodovia Arthur Bernardes, bairro Pratinha. A campanha será realizadas dias 17 e 18/02, de 9h às 16h. 

 

Seja um doador 

A doação de sangue é simples e não causa nenhum prejuízo ao organismo. Para doar é necessário seguir critérios básicos:

– Estar muito bem de saúde.

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem levar um responsável legal para autorizar a doação voluntária);

– Pesar mais de 50kg;

– Apresentar um documento de identificação oficial com foto, podendo ser RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte. Carteiras de meia passagem e xerox de documento não são aceitas.

Para quem teve Covid-19, precisa esperar 10 dias após a cura para doar sangue. Mas atenção, a contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a Covid-19, deve esperar os 10 dias para voltar aos Hemocentros.

E para quem teve contato com pessoas com o novo coronavírus, deve esperar 7 dias após o último contato. Não apresentando nenhum sintoma, pode fazer a doação.

É importante lembrar também para quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve esperar 7 dias. E quem se vacinou contra gripe, 48h.

Mais informações: 3110 – 6500/0800 280 8118.