Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Emater e Cametá assinam Termo de Cooperação para atendimento de 520 famílias agricultoras

Por Luana Laboissiere (SECOM)
26/01/2022 12h02
Abertura: 27/01/2022 08h00
Encerramento: 27/01/2022 09h00
Local: Prédio do IFPA
Endereço: Avenida Euclides Figueiredo, s/n, Bairro Marambaia, Cametá.
Contatos: Paula Portilho/Ascom Emater: (91) 88887-6155

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), Rosival Possidônio, e o prefeito municipal de Cametá, Victor Cassiano, assinam nesta quinta-feira (27), às 8 horas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), o Termo de Cooperação Técnica que celebra ações de fortalecimento da prestação de serviço de ater pública junto a 520 famílias agricultoras, em 34 comunidades, no município localizado na região do Baixo Tocantins.

A parceria prevê a cessão de um engenheiro agrônomo e dois técnicos agropecuários, e ainda a cessão de um prédio para a equipe local do órgão estadual.

Na ocasião, também serão assinados quatro projetos de crédito rural, através da linha Custeio do Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Pronaf), elaborados pelos técnicos da Emater, e viabilizados pelo Banco do Brasil, para financiamento das cadeias da mandioca e da pimenta-do-reino.

No município, a Emater emitiu 70 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), em 2021, a maioria com o objetivo de acessar crédito rural, e outras visando a inclusão de produtores na comercialização para a merenda escolar.

Em Cametá, o carro-chefe da produção familiar rural é o manejo de açaizais nativos, seguido das culturas da pimenta-do-reino, e da mandioca, com foco para produção de farinha.

Texto: Paula Portilho/Ascom Emater