Estado entrega novos veículos para a Adepará e títulos de propriedade para famílias de Castanhal
Nesta sexta-feira (28), o governador Helder Barbalho avança a política habitacional na cidade de Castanhal com a entrega de centenas de títulos de propriedade com registro em cartório para moradores do Núcleo Urbano Jaderlândia. O evento será realizado a partir das 12h, na praça Estrela, localizada na Avenida Maximino Porpino da Silva.
O projeto Jaderlândia é um dos pontos focais de regularização fundiária urbana no Pará. O núcleo urbano tem uma área de 1.604.748,29 m². Para facilitar e organizar a execução das ações em campo, a poligonal onde os trabalhos se concentram foi dividida em 10 setores. Essa é a terceira vez que a COHAB realiza entregas de títulos registrados para os moradores do Jaderlândia.
O projeto de regularização foi desenvolvido pela Cohab e encaminhado para aprovação e emissão da Certidão de Regularização Fundiária pela Prefeitura Municipal de Castanhal. Em seguida, toda a documentação foi encaminhada ao cartório para registro da cidade, em que os títulos foram registrados no nome dos beneficiários. As equipes vão dar continuidade às análises dos demais setores para que, em breve, novas entregas sejam realizadas.
A regularização fundiária é importante para garantir segurança jurídica aos ocupantes que se tornam proprietários, além do documento atestar a metragem e localização exata do imóvel. A titularidade também agrega valor de mercado e permite acesso a linhas de crédito que utilizam a propriedade como garantia legal.
Adepará
Os novos veículos entregues para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) fazem parte da reestruturação da frota da Agência, que ao final terá 105 viaturas novas exclusivamente para atividades de campo, sendo 90 veículos modelo Pickup 4x4 e 15 veículos.
Considerado o quatro lote de entregas, serão destinadas quatro novas caminhonetes modelo S10 para quatro municípios paraenses: municípios: Castanhal, Paragominas, Capitão Poço e Rondon do Pará. No trabalho diário, as novas viaturas vão auxiliar e reforçar as ações de fiscalização agropecuária nos municípios contemplados.
Investimentos
O primeiro lote, com 21 veículos foi entregue em setembro, em Belém; o segundo, com 25 caminhonetes, foi entregue no município de Paragominas, em outubro e o terceiro lote, com 20 veículos, em Redenção. A previsão é que até março de 2022 a renovação da frota esteja completa.