Semas realiza Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climáticas
O Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climáticas vai ocorrer em 14 de dezembro, na sede da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em Belém. O governador do Pará, Helder Barbalho, abrirá a programação a ser iniciada às 9h.
Também estarão presentes representantes da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas; o secretário adjunto de Gestão de Recursos Hídricos e Clima, da Semas, Raul Protázio Romão, e outros membros do Fórum.
A programação contará com um comunicado da Agenda Climática, apresentação do relatório anual do Plano Estadual Amazônia Agora e do painel da Janela de Financiamento da Inovação da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (CGF).
O Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climática (FPMAC) é um espaço de debates de órgãos públicos, entidades e sociedade civil, para o enfrentamento da agenda de mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Estado do Pará.
A finalidade do Fórum é promover a cooperação e o diálogo entre os diferentes setores da sociedade, visando ao enfrentamento dos problemas relacionados às mudanças climáticas, adaptação e às suas consequências socioambientais e econômicas.
O acesso presencial à reunião, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), será rigoroso para garantir o cumprimento dos protocolos de prevenção à covid-19. Para entrar no auditório da Sudam, será exigida a apresentação de documento com foto, carteirinha de vacinação completa para as faixas etárias já incluídas na campanha de imunização contra a covid-19, além do uso de máscara permanente.
Mais sobre o Fórum Paraense de Mudanças Climáticas
Instituída em 2019, o Fórum é uma iniciativa que demonstra o compromisso do atual Governo estadual com o meio ambiente e inaugura um novo tempo para a gestão ambiental no Pará.
Em abril de 2020, o Estado instituiu a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas, que estabelece o Fórum como a instância de promoção dos debates, consultas e estudos sobre as políticas públicas de desenvolvimento socioambiental do Pará. O Fórum também é o espaço colaborativo de apoio para criação e implementação das políticas públicas de bioeconomia, serviços ambientais e Projetos de Redução de Emissões Decorrentes de Desmatamento e Desflorestamento (REDD+).