"Praia Limpa Praia Linda" terá ação em Salinas e Mosqueiro
"Praia Limpa Praia Linda" é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas), Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) e Secretaria de Segurança Pública (Segup) com o objetivo de promover ações de sustentabilidade em balneários, promoção do turismo nos municípios e a prática de esportes.
A ação será realizada no período de 30 de outubro a 02 de novembro na praia do Atalaia, em Salinópolis e nas praias do Chapéu Virado e Farol, distrito de Mosqueiro. A programação contará com o apoio das cooperativas de reciclagem dos municípios, Instituto Alachaster, a Prefeitura Municipal de Belém.
A Semas fará a coleta de materiais recicláveis (vidros; garrafas pet; papel e metal) que serão entregues por banhistas e frequentadores das praias com vistas ao descarte adequado do material e consequentemente a geração de renda para cooperados e artesãos locais.
O depósito coletor será uma estrutura metálica em formato de peixe, e a ação contemplará a distribuição de lixeiras para carros fabricados a partir do reaproveitamento de urnas eleitorais e uniformes institucionais, como também big bags produzidas em sacas de serapilheira para os proprietários de barracas das praias e banhistas.
A Seel, na praia do Atalaia, irá levar aos banhistas brincadeiras esportivas que prometem muita diversão e alegria, de forma segura, como vôlei, queimada, futebol de areia, travinha e a oficina de surf. Para participar, basta fazer sua inscrição no local, onde irá receber orientação da equipe da Seel. Ao final de cada modalidade, os participantes receberão medalhas.
A Setur vai contribuir na ação com a distribuição de 100 jogos educativos e um jogo de tabuleiro de chão, além da questão logística-operacional com a distribuição de água mineral e refeições para os voluntários do projeto, bem como camisas e bonés para proteção ao sol. Para a coleta de materiais e resíduos nas praias, a Setur também fornece 280 sacos de serapilheira de 100 litros e 400 sacos de serapilheira de 30 litros. Durante os quatro dias de programação haverá ainda apresentação de grupos de carimbó.
Já a Segup irá colaborar com a distribuição dos materiais e por meio do Corpo de Bombeiros MIlitar (CBM) disponibilizar tendas para que sejam usadas como ponto de apoio das equipes durante o período da ação.