Segup promove evento inédito para mulheres que trabalham na segurança pública
Pela primeira vez no Pará, mulheres que trabalham nos órgãos de segurança pública do Estado, municípios e na esfera federal terão eventos exclusivos para o público feminino. Trata-se do I Fórum de Mulheres da Segurança Pública e do I Encontro Estadual de Guardas Municipais Femininas do Pará, realizados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Os eventos serão promovidos no dia 26 de outubro (terça-feira), no Teatro Margarida Schivasappa, no Centur, em Belém. Entre os objetivos dos encontros está a construção de um fórum permanente de discussão de temas de interesse da mulher e da segurança pública, e a apresentação das principais mudanças na gestão de segurança pública promovidas pela Lei nº 13.675, de 2018.
Além de contar com presença de mulheres da segurança pública do Pará, haverá representantes de outros estados, como a tenente-coronel Camila Paiva, bombeiro militar e presidente da comissão Mulher Segura da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, e a comandante da Guarda Municipal de Paudalho (PE), Rebeca Figueiredo.
Entre os temas que serão abordados nas palestras estão: Pesquisas acadêmicas para mulheres que atuam na segurança pública, Mulheres na segurança pública e Os desafios da pandemia e mulheres na segurança pública em funções de comando.
É esperado um público de aproximadamente 300 mulheres, de diferentes instituições (polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito, Centro de Perícias Científicas, Secretaria de Administração Penitenciária e Guardas Municipais), de vários municípios paraenses.
A primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, fará a palestra de abertura, às 10 h, sobre o tema Mulheres e a Gestão Pública.
A primeira-dama Daniela Barbalho, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, e a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Santos, uma das coordenadoras do evento, atenderão a imprensa às 09 h.