Governo celebra convênio com a Sudam e autoriza licitação para Terminal Hidroviário de Icoaraci
O Governo do Pará e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) celebraram nesta quinta-feira (7), as 16h, no Palácio do Governo, em Belém, convênio para construção do Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci. Na mesma oportunidade, será assinada a autorização para abertura de licitação que vai escolher a empresa responsável pela obra, que será realizada pela Companhia de Portos e Hidrovias (CPH).
O governado do Estado, Helder Barbalho, o presidente da CPH, Abraão Benassuly, representante da Sudam, e demais autoridades de Belém participam da agenda pública.
O Terminal Hidroviário de Icoaraci vai potencializar o turismo na região, além de proporcionar mais conforto e segurança a todos os usuários.
O novo prédio contará com cadeiras confortáveis, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro.
Já a obra naval contemplará a instalação de rampa metálica biarticulada coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros. A acessibilidade é um dos focos do projeto.
Previsto para iniciar até o final do ano, o projeto tem recursos garantidos estimados em R$ 10 milhões, dos quais metade serão aporte do Tesouro Estadual e o restante oriundo de emenda parlamentar do deputado federal José Priante (MDB).
A execução da obra será possível por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Belém, que cederá o terreno de cerca de seis mil metros quadrados para a construção do equipamento público.