Estado assina protocolo de intenções para oferta de novos cursos em Marituba
Na tarde desta quinta-feira (26), o Governo do Pará assina protocolo de intenções com a Prefeitura de Marituba com o objetivo de garantir o apoio para a viabilização de iniciativas voltadas ao ensino, à extensão e à pesquisa, visando a estimular e apoiar.
A proposta é a de expandir a oferta de cursos superiores, contribuindo para a minimização das assimetrias regionais e o fortalecimento da capacitação de recursos humanos no município.
As ações irão ocorrer por meio do Programa Forma Pará, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).
O programa Forma Pará já oferece o curso de História pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) no município. Esse curso faz parte da chamada 2020, cujo processo seletivo ocorreu no dia 4 de julho deste ano. A previsão para o início das aulas é em outubro. Já está prevista a oferta dos cursos de Pedagogia e Letras/Libras, inclusos na chamada 2022 do Forma Pará, por meio da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A previsão para o processo seletivo da chamada 2022 é janeiro.
Forma Pará -
O Forma Pará é uma ação do Governo que visa reduzir o déficit de acesso à formação superior, principalmente, entre os jovens, além de mobilizar esforços para aumentar o número de cursos ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no estado. O programa é executado de maneira inovadora, unindo esforços do Governo do Pará, IES públicas, prefeituras e organizações sociais.
Em 2021, chegou-se a três anos de execução do Forma Pará, ofertando cerca de 4.000 vagas em cursos de graduação em áreas de licenciatura, bacharelado e tecnológico. Foram alcançados mais de 50 municípios em 10 das 12 regiões de integração do estado.
Para os moradores dessas regiões, o Forma Pará representa uma porta de acesso à qualificação profissional. A cada etapa, são atendidas as demandas de determinado número de municípios com novos cursos em localidades diferentes. O programa já conta com a parceria de todas as IES Públicas presentes no estado.