70ª escola reconstruída pelo Governo do Estado será entregue, em Belém
O governador Helder Barbalho vai entregar, nesta terça-feira (10), às 16h, em Belém, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Cordeiro de Farias, totalmente revitalizada. Os serviços executados no espaço de aprendizagem foram pensados com o intuito de garantir mais comodidade, conforto e qualidade de ensino aos estudantes, professores e toda a equipe técnica.
Com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as obras possibilitaram a melhoria e climatização das salas de aulas, dos laboratórios de informática e multidisciplinar, sala de leitura, sala de educação física, espaço de multimídia, coordenação, direção, pedagógica, sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), espaços de convivência, quadra poliesportiva coberta, sala de linguagem, dos banheiros e vestiários, além da instalação de equipamentos que garantem a acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcD).
Atualmente, a unidade escolar atende 736 alunos nas modalidades Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série); Educação de Jovens e Adultos (EJA), além do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Vale ressaltar que desse total de alunos, 196 são indígenas refugiados venezuelanos da etnia Warao e que são assistidos pelo Projeto “Saberes da EJA-Warao”.
Além do chefe do Executivo Estadual, participam da cerimônia de entrega a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, e demais autoridades paraenses. Esta será a 70ª unidade de ensino entregue pelo Governo, desde janeiro de 2019, o que reforça cada vez mais o compromisso com a educação pública em todo o Pará.
Warao - Etnia indígena originária do nordeste da Venezuela e norte das Guianas ocidentais, na América do Sul. Suas comunidades estão situadas no delta do rio Orinoco, composto de ilhas e pântanos. A tradução de “Warao” significa "povo do barco".