Hemopa Santarém realiza Blitz educativa nesta sexta (18) na orla da cidade
Nesta sexta-feira (19), a partir das 18h30, equipes do Hemocentro Regional de Santarém, do Departamento de Trânsito e de outros órgãos de segurança do Estado realizarão a Blitz Educativa e Campanha de Doação de Sangue. Esta ação faz parte da Semana Nacional de Trânsito do Detran no município.
A Blitz Educativa será na Orla de Santarém, em frente a Praça do Pescador e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, além de mobilizar novos voluntários.
Serão distribuídos folderes informativos sobre a doação de sangue e de medula óssea, aproveitando o tema Setembro Verde, alusivo a conscientização da doação de órgãos. Além disso, a equipe de profissionais do Hemopa também estarão aptos a tirar dúvidas dos cidadãos.
Para ser um candidato à doação de medula óssea O cidadão precisa comparecer à Fundação Hemopa, munido de seus documentos de identificação (RG, carteira de habilitação, carteira do conselho de classe ou carteira de trabalho), ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não ter câncer, doenças no sangue ou do sistema imunológico. Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.
Quem pode ser um doador de sangue
O voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).
Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.
Serviço: O Hemocentro de Santarém fica na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho). O atendimento é de segunda a sexta – 7h às 12h30. Contato: (93) 3524-7550.