Hemopa convoca doadores para manter a regularidade do estoque de sangue
A Fundação Hemopa convoca a sociedade para este ato de generosidade com o próximo, por meio da doação de sangue. As 9 unidades de coleta de sangue do Pará estão precisando de voluntários doadores para manter a regularidade do estoque e atender satisfatoriamente a demanda transfusional de quase 200 hospitais em todo o estado.
A doação de sangue é um ato de amor ao próximo e também de responsabilidade social. Muitos pacientes hematológicos, ou seja, que possuem alguma doença do sangue, necessitam de transfusão para sobreviver. É o caso de pacientes portadores de anemias, hemofilia, doença falciforme, leucemia, púrpura entre outras, para os quais, a transfusão oferece qualidade de vida e esperança pela cura.
Às quintas-feiras, no Ambulatório do Hemocentro Coordenador, em Belém, é dia de atendimento aos pacientes hematológicos (todas as faixas etárias). Muitas famílias chegam com seus filhos, vindas de vários municípios do Pará, com o intuito de realizar o acompanhamento médico e também a transfusão de sangue como parte do tratamento.
E nesta quinta-feira (20), além de receber as crianças em tratamento hematológico, o Hemopa também vai receber caravanas solidárias de doação de sangue. Entre elas, a dos servidores do Hospital de Clínicas.
Uma bolsa de sangue doada pode beneficiar até 4 pacientes. A necessidade do Hemopa é diária, pois o atendimento transfusional é ininterrupto.
Para doar - O voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).
Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.
Clique aqui e veja a unidade de coleta de sangue da Fundação Hemopa mais perto de você e faça este ato de amor ao próximo. Doe sangue. Salve vidas.