Governador conhece projeto sustentável da Hydro em Paragominas
De acordo com a mineradora Hydro, o projeto sustentável é pioneiro no setor e está em teste desde julho de 2019, na Mineração Paragominas. A metodologia elimina a necessidade de construção contínua de novas barragens permanentes de rejeitos ou mesmo a necessidade de alteamento das estruturas existentes por meio da aplicação da metodologia conhecida como “Tailing Dry Backfill”, que realiza a disposição definitiva de rejeitos secos inertes em áreas já mineradas.
A Hydro investiu cerca de R$ 30 milhões nesta etapa de testes, realizada com acompanhamento e monitoramento permanente dos órgãos ambientais e seguindo as normas técnicas do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
A aplicação da nova metodologia no Brasil, segundo a Hydro, representa o fim do uso de grandes barragens para armazenamento permanente de rejeitos de bauxita – um importante passo em termos de sustentabilidade na indústria, trazendo mais segurança operacional e um avanço significativo para a redução da pegada ambiental da Hydro.
O evento não será aberto à imprensa. O material será disponibilizado pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) logo após.