Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Em Ananindeua, Governo do Pará entrega carteiras de Identificação da Pessoa com TEA

Por Governo do Pará (SECOM)
01/02/2026 12h09
Abertura: 02/02/2026 10h00
Encerramento: 02/02/2026 12h00
Local: Usina da Paz do Icuí
Endereço: Estrada do Icuí-Guajará com a Avenida Independência
Contatos: Roberta Meirelles: (91) 99817-8141

O Governo do Pará realiza, nesta segunda-feira (02), às 10h, na Usina da Paz do Icuí-Guarajá, em Ananindeua, a cerimônia de entrega de 300 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A iniciativa, desenvolvida pela Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), reforça o compromisso do Estado com a garantia de direitos, a inclusão social e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com TEA e suas famílias.

A CIPTEA é um instrumento fundamental para assegurar atendimento prioritário, facilitar a identificação das pessoas com transtorno do espectro autista em diferentes contextos e promover mais segurança, dignidade e acesso aos serviços públicos e privados. A ação representa um avanço concreto na consolidação da política estadual de atenção ao autismo.

O Governo do Pará já entregou mais de 20 mil CIPTEA no Estado, e segue trabalhando para que todos tenham acessos e recebam a carteira. Em janeiro de 2026, foram entregues 280 CIPTEA. O estado também conta com seis Núcleos de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (NATEAs). Eles estão nos municípios de Belém, Marabá, Capanema, Lago de Tucuruí e Santo Antônio do Tauá. Além de outros três em construção nos municípios de Santarém, Altamira e Breves.

O evento contará com a presença da vice-governadora Hana Ghassan; do secretário de Estado de Saúde Pública, Ualame Machado, e da coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, Brenda Maradei.

Porta-voz: vice-governadora: Hana Ghassan