HRPM é habilitado em mais etapa rumo à certificação Hospital Amigo da Criança
O Hospital Regional Público do Marajó, em Breves, passou por auditoria de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) e foi habilitado para a próxima etapa da avaliação que será feita até final deste ano por técnicos do Ministério da Saúde e poderá credenciá-lo à certificação Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo próprio Ministério, com a finalidade de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.O título ainda é inédito entre hospitais regionais do Pará.
Desde 2013, a direção do HRPM vem desenvolvendo ações para certificação do IHAC. Ao longo do ano passado e deste, várias ações e adequações dos processos e rotinas no ambiente hospitalar foram feitas para sensibilização de colaboradores, promovendo a mudança de condutas para incentivar o aleitamento materno. Atualmente, 85% do quadro funcional do HRPM já passou por treinamentos, com vista a cumprir os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.
O diretor executivo do HRPM, Thiarle Dassi, aposta na conquista desse título, que beneficiará diretamente os usuários do hospital. “Agradeço a todos aqueles que abraçaram a iniciativa do hospital em ser um Amigo da Criança e também à equipe da Sespa, de Coordenação da Saúde da Criança, que ministrou os treinamentos dos multiplicadores e tem nos apoiado irrestritamente. Obrigado a cada um pelo empenho e dedicação”, reforçou.
Foram várias as ações desenvolvidas no HRPM, entre elas, palestras sobre o aleitamento, treinamento sobre IHAC, criação do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame), Implantação do programa Pai Canguru; oferta de emissão de Certidão de Nascimento, inauguração do Espaço da Gestante e, mais recentemente, a inauguração da sala de Apoio à Amamentação, que culminou com a entrega da placa de apoio à mulher trabalhadora que amamenta.
Para o coordenador das Clínicas, enfermeiro Lucas Bernardes Cabral, essas e outras atividades proporcionam às grávidas um atendimento mais humanizado e de qualidade. Mas para que tudo isso funcione adequadamente, o empenho de todos os membros da Comissão do IHAC e o envolvimento dos colaboradores do HRPM e parceiros tem sido fundamental."
Para os membros da comissão, a criação do Espaço da Gestante somou importantes benefícios às grávidas, tornando o atendimento único ao disponibilizar um ambiente especifico para todas as mães, dispensando a permanência delas no espaço ambulatorial. O novo espaço reservado somente para elas também incentivou o acompanhamento por parte dos maridos durante as consultas e outros procedimentos. De janeiro a setembro deste ano foram realizados 208 partos e emitidas 120 certidões de nascimentos.
Segundo a coordenadora de Triagem e presidente da comissão IHAC, enfermeira Anapaula Miranda de Paula, com a implantação dessa rotina os pais passaram a ter livre acesso para visitar e acompanhar as companheiras e seus filhos, inclusive, no momento da internação. “Em agosto deste ano tivemos o primeiro parto em que o cordão umbilical cortado pelo pai e também adotamos o método “Pai Canguru.”
Outro destaque vai para a implantação do Gaame, cujas reuniões acontecem semanalmente,todas as terças e quintas feiras, das 8h às 9h, com orientações às mães sobre o aleitamento materno exclusivo até os seis meses, sobre seus direitos e outras questões que envolvem um parto mais seguro. O grupo faz atendimentos também às gestantes da comunidade marajoara, garantindo que elas sejam orientadas sem a necessidade de estarem referenciadas.
“Estamos todos muito confiantes de que obteremos essa certificação inédita em reconhecimento à excelência da gestão voltada ao estímulo do aleitamento materno no Marajó e no Pará”, frisou Thiarle Dassi.
Serviço: O Hospital Regional do Marajó dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O hospital está localizado na avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.