Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

PM apreende mais de 1300 armas de fogo em 9 meses

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/11/2015 11h24

No período de janeiro à setembro de 2015, a Polícia Militar do Pará apreendeu 1.348 armas de fogo em todo o estado, além das armas artesanais e centenas de simulacros usadas por pessoas ou grupos para a prática de diversos crimes.

De acordo com a PM, são médias muito altas destas ocorrências que diretamente representam a preservação de vidas e o impedimento de crimes de toda a natureza, que vão desde o roubo até homicídios. Considerando o montante, tem-se a média de quase 150 armas por mês.

Exemplo desta ação efetiva da PM foram alguns dos casos registrados somente nesta quarta-feira e quinta-feira, 4 e 5 de novembro, que foram de Almeirim, no oeste do Estado, à Belém, capital paraense; e de Moju, Barcarena e outras localidade, inclusive na região metropolitana da capital, como resultado claro das ações preventivas e de fiscalização da PM - Pa

Em Almeirim, área do Comando Regional da PM em Santarém, policiais militares da 27ª Companhia Independente PM prenderam um casal que estava escondido em um hotel da cidade. Vindo de Altamira, a dupla tinha como objetivo a prática de crimes em Almeirim, segundo informações que os acusaram de roubos na região, além do envolvimento no tráfico de entorpecentes.

Ezequias Santana e Patrícia das Chagas foram flagrados pelos policiais com uma pistola PT 380 com numeração raspada, 3 aparelhos celulares sem comprovação de origem, relógios, dinheiro em espécie, e porções de material esbranquiçado semelhante ao óxi. O cabo Amaral e os soldados Amorim e Diego, que compunham a guarnição PM, apresentaram os acusados na delegacia local e destacaram que desde o sábado, 31, foram 4 pistolas apreendidas pela PM na região santarena; sendo 1 em Santarém, 2 em Juruti, incluindo a apreensão em Almeirim.

Em nova ação, na quinta-feira, 5 de novembro, uma guarnição do Batalhão de Polícia Rodoviária, composta pelos sargentos F. Freitas, M. Maia e F. Silva, ao realizar uma abordagem próximo ao km 50 da rodovia PA 263, a uma motocicleta, com placa do município de Breu Branco, encontraram uma arma tipo revólver calibre .38, com cinco munições intactas com o condutor do veículo, identificado como Reginaldo Soeiro, o qual foi conduzido para a delegacia do município para os procedimentos legais.

Na região do Comando Regional da PM em Paragominas, o pelotão Policial Militar de Mãe do Rio prendeu parte de um grupo armado, acusado de roubar uma caminhonete em São Miguel do Guamá e de outro veículo em Capanema, que foi abandonado por falta de combustível na estrada.

Chegando em Mãe do Rio, o bando foi identificado pela PM que já possuía informações dos roubos anteriores. Houve troca de tiros sendo um dos infratores atingido na perna. Após o atendimento de emergência, o acusado foi preso com uma pistola calibre 7,65. Os demais fugiram pelas vicinais, cuja busca continua sendo realizada pela PM.

Uma das vítimas que teve o carro roubado foi localizada à altura de um ramal no Km 43. Um terceiro caso de veículo roubado pelo grupo foi comunicado à PM,  tendo sido o carro abandonado entre Mãe do Rio e Aurora do Pará.

Das ações de buscas participam integrantes dos pelotões da PM da região, a comando do sargento Edinei que seguiu com sua equipe para São Miguel a fim de registrar o ocorrido.

Em Belém, policiais militares da 2ª companhia do 24º Batalhão da PM, prenderam uma quadrilha composta por Douglas Brito, Charles Conceição e Rafael Fonseca, todos com 19 anos, os quais de posse de um veículo e armados, seguiam praticando crimes até se depararem com a guarnição PM da viatura 2421, com o sargento Ricardo e o cabo Alex, à altura da rua São Clemente próximo ao conjunto residencial Cordeiro de Farias, após um roubo de celular.

Em Mojú, a guarnição do 31º Batalhão PM, composta pela sargento Ana, cabo Rodrigues e soldado Diego, em ronda pela Avenida “das Palmeiras”, abordou dois homens que estavam em uma motocicleta, porém, um deles, identificado como Herleson, ao avistar a viatura policial, jogou uma arma de fogo no chão. Tratava-se de uma pistola 380, com numeração raspada e 14 munições intactas. Os ocupantes do veículo foram encaminhados para a unidade integrada Propaz da localidade para as devidas providências.

Em Barcarena, por volta das 7h da quinta-feira, 5, a guarnição PM comandada pela cabo Irandir e tendo como motorista o cabo Leal, prendeu em flagrante delito,  João Carlos Botelho, de 22 anos, o qual está envolvido no roubo, com uso de uma arma artesanal de um transeunte que teve seu aparelho celular levado pelo acusado. Com o mesmo, foi recuperado o telefone e mais a arma que era utilizada na prática de diversos delitos. O fato se deu na rua da Matrix na esquina da Escola Estadual José Maria Moraes, em Barcarena.