Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Novembro Azul conscientiza servidor da Fasepa contra o câncer de próstata

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/11/2015 17h36

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), segue mobilizando os servidores em diversas ações de saúde relacionadas à prevenção e combate ao câncer de próstata, na campanha nacional “Novembro Azul”. Na manhã desta terça-feira (17), funcionários foram sensibilizados a participar de uma programação na sede da fundação, na Augusto Montenegro, em Belém.

A iniciativa tem como objetivo oferecer acesso à informação e conscientizar as pessoas sobre os riscos da doença. A ação teve distribuição de material informativo, além de palestras, apresentações de vídeos educativos, corte de cabelo e teste de hepatite. Os serviços ocorrem desde o início de novembro e seguem até o dia 24.

A coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas da Fasepa, Paula Lins, diz que a campanha se diferencia pela temática, já que ela dialoga com o público masculino, e ao mesmo tempo representa um desafio, uma vez que ainda há muito preconceito sobre a forma como o exame de toque é feito. “Os homens ainda têm muita resistência em procurar o médico e fazer o exame preventivo do câncer de próstata. A estratégia é programar uma agenda permanente de visita junto aos servidores para conscientizá-los a participar da campanha”, afirma.

Dados da Fundação do Câncer apontam que o câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele não melanoma. Dentre os tipos de câncer, o da próstata é o sexto mais comum no mundo. A estimativa é que somente neste ano de 2015, mais de 68 mil novos casos da doença sejam diagnosticados em todo o país. Além disso, o risco previsto é de cerca de 70 casos para cada 100 mil homens.

O técnico da coordenação da saúde do homem da Sespa, Andrei Porpino, explica que o objetivo da campanha é orientar o maior número de pessoas para que elas multipliquem as informações em busca de melhor resultado. “Por ser uma ação relativamente nova, é importante que mais pessoas conheçam os riscos que esta doença representa”, ponta ele, destacando a importância do fortalecimento da parceria para a divulgação da campanha aos servidores da Fasepa.

Entre os participantes do encontro, o socioeducador José Maria ferreira diz que é preciso ter a preocupação de orientar a todos com relação à importância de se prevenir contra o câncer de próstata. “Foi muito significativo participar desse momento porque aprendi muita coisa, por ter uma concepção distorcida em relação ao exame”, ponderou.

O servidor Samuel Sodré conta que o avô teve a doença e morreu. “Ele nunca procurou um tratamento específico, pois o preconceito era muito grande. Ele achava que perderia a masculinidade. Dessa forma, deixou de cuidar da saúde e perdeu a vida”. Para ele, a palestra contribuiu para disseminar mais informação quanto ao incentivo à prevenção. “Agora pretendo informar aos outros que estão sofrendo os sintomas e nem sabem o que têm”, frisa.