Estudantes paraenses participam do Parlamento Jovem Brasileiro
Os três estudantes paraenses selecionados para o programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) viajam neste domingo (24) para Brasília, onde vivenciarão, durante uma semana, o trabalho de um deputado federal, por meio de debates e votações. A experiência, uma iniciativa da Câmara dos Deputados em parceria com as secretarias estaduais de Educação de todo o País, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação e a cidadania.
Os representantes do Pará no programa são os jovens Gabriel Klautau, de 17 anos (aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Marista); Arthur Almeida, de 16 anos (aluno do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Marista) e Lara Santos, de 17 anos (aluna do 4º ano do Ensino Médio Técnico, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA).
Podem participar do programa jovens estudantes com idade entre 16 e 22 anos, matriculados e frequentando regularmente o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio ou o 2º, 3º e 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao Ensino Médio. Os deputados jovens paraenses foram pré-selecionados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da apresentação de um projeto de lei.
Gabriel apresentou um projeto de lei que versa sobre a garantia do direito à vida desde o momento da concepção e não apenas a partir do nascimento, como hoje está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Sempre fui muito ligado a essa questão do direito à vida e pretendo, no futuro, exercer um cargo público, que possa me ajudar a defender ainda mais essa ideia”, disse.
Já o projeto de Arthur prevê a dedução de impostos para empresas privadas que investirem recursos em atividades extracurriculares para alunos da rede pública. “De modo geral, queremos, com esses projetos, melhorar a vida das pessoas e usar a função política para esse fim, mostrar que isso é possível, sobretudo nesse momento de crise”, frisou.
Lara, por sua vez, apresentou projeto que obriga os Estados a realizarem feiras científicas com a participação dos municípios, a fim de que os alunos da educação básica também possam usufruir desse tipo de evento. “Hoje, vemos que há muita dificuldade desses estudantes em participarem das feiras e o meu projeto quer justamente facilitar essa aproximação dos alunos com as universidades e ambientes acadêmicos desde cedo”, pontuou.
O evento será realizado de 25 a 29 de setembro de 2017, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Participam, ao todo, 78 representantes jovens, de todos os estados brasileiros. Os paraenses serão acompanhados pela técnica da Seduc, Luiza Araújo, que coordena a ação. Durante a realização do PJB, ela vai estar em tempo integral com os parlamentares jovens em Brasília. “Queremos que todos os alunos paraenses conheçam o programa e se sintam incentivados a participar, a exemplo dos que agora foram selecionados”, destacou.