Igarapé-Miri, no Baixo Tocantins, se prepara para receber a 22ª Usina da Paz do Pará
Moradores vivem a expectativa da entrega do novo complexo de cidadania estadual, que vai garantir a oferta de mais de 70 serviços gratuitos à população
O município de Igarapé-Miri, no nordeste paraense, vai receber, nesta sexta-feira (16), a 22ª Usina da Paz do Pará. A mais nova unidade do complexo de cidadania chega para fortalecer a presença do Estado e ampliar o acesso da população a serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, qualificação profissional, esporte, cidadania, cultura e lazer.
Com a chegada do programa, o sentimento entre os moradores é de esperança e entusiasmo. A frentista, Bianca de Souza afirma que a expectativa é alta pela chegada da nova UsiPaz. “Espero que a Usina da Paz seja um lugar de acolhimento, de transformação e de novos começos, que impacte positivamente a vida de toda a população. Igarapé-Miri merece um local como esse, que garante dignidade, inclusão e mais qualidade de vida para todos”, disse ela.
Para o morador, Akyo Sandro Nascimento, a construção de uma Usina da Paz representa um marco na história do município. “Vemos que a UsiPaz não é apenas uma estrutura física, mas uma grande estratégia do Governo voltada para a promoção da dignidade, o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento dos moradores. A Usina chega para transformar a nossa realidade, e eu estou bem ansioso com essa novidade”, afirmou.
Estrutura de ponta
Localizada na Rodovia Governador Moura Carvalho, a nova UsiPaz vai ofertar mais de 70 serviços gratuitos em áreas fundamentais para a transformação social, como saúde, educação, qualificação profissional, esporte, cidadania, cultura e lazer. Esta será a quinta unidade entregue pelo Governo do Pará na região do Tocantins, que já conta com Usinas da Paz nos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Cametá e Moju.
Assim como as demais unidades já entregues, o novo equipamento público estadual contará com estrutura moderna e funcional, composta por dois prédios principais - Usina e Assistência - onde serão ofertados serviços como emissão de documentos e atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos. O espaço também dispõe de bibliotecas, salas de estudo, salas de informática, ambiente de gastronomia, áreas para reforço escolar, cursos de qualificação profissional e espaços de convivência.
A unidade contará ainda com praça multicultural para eventos, piscina, complexo poliesportivo, quadra aberta de areia, academia ao ar livre e playground infantil, entre outros ambientes.
“A Usina da Paz é um espaço pensado para transformar vidas, aproximar o Estado da população e garantir direitos. O projeto chega em Igarapé-Miri para garantir mais oportunidades, mais cidadania e mais dignidade para as famílias dessa querida cidade”, destacou a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.
Serviço
A inauguração da nova Usina da Paz de Igarapé-Miri acontece, nesta sexta-feira (16), a partir das 10h.
