Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOCUMENTOS

Caravana Pro Paz leva cidadania para 3 mil pessoas em Portel

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/12/2015 14h54

Morador da comunidade Rio Pacajá, bem perto do município de Portel, no Marajó, José Magalhães recebeu em mãos, pela primeira vez em 35 anos de vida, um documento oficial. Quando criança, José foi abandonado por seus pais e adotado por um pequeno agricultor. Como sempre trabalhou, ele não tinha sequer seu registro de nascimento. “Sempre trabalhei na roça e como pescador. Quero ver se agora que tirei meus documentos procuro um trabalho melhor. Já tinha recebido alguns convites para trabalhar na cidade, mas sem documentos eu não podia ir. A Caravana Pro Paz me ajudou muito. Antes eu não era ninguém, agora eu sou um cidadão”, afirmou. Assim como José, que agora possui certidão de nascimento e carteira de identidade, outras 11 pessoas, entre 12 e 40 anos, tiraram seus documentos pela primeira vez durante a ação de cidadania do Governo do Estado, realizada pela Fundação Pro Paz. No total, cerca de 3  mil pessoas foram beneficiadas durante os três dias que a Caravana ficou em Portel.

Com cerca de 60 mil habitantes, o município de Portel foi o terceiro a receber a Caravana Pro Paz Cidadania 2015, no Marajó. A Caravana que já percorreu os municípios de Bagre, Curralinho e Portel agora segue para Breves e Melgaço. A ação aconteceu em dois pontos: no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no bosque da cidade.

Ivanilde Costa Lima, 38 anos, moradora de Portel, aproveitou a ação para garantir sua consulta médica. “Precisava vir ao médico e fiquei feliz ao saber que a Caravana do Pro Paz estava aqui. Estava sentindo algumas dores na barriga e a médica que me atendeu foi muito atenciosa. Fui consultada e recebi meu remédio aqui mesmo de forma gratuita”, contou.

“Até hoje não tinha tirado minha identidade. Fiquei sabendo da ação na Tv e corri para participar. O serviço foi realizado de forma rápida e já estou saindo com meu documento”, afirmou Maila Moreira da Cruz, de 17 anos.

Já o estudante Miguel Martins garantiu sua primeira carteira de trabalho durante o segundo dia da ação. “Aproveitei a ação da Caravana para tirar minha carteira de trabalho. Tive uma filha e agora quero procurar por um emprego melhor, e agora isso será possível”, contou.

Vagno Ramos, coordenador do Pro Paz Cidadania, também é marajoara. Nascido em Ponta de Pedras ele diz que a Caravana é uma oportunidade para ajudar seus conterrâneos. “Este é um direito de cidadania que compete ao Estado realizar para a população. Quando chegamos nos municípios ainda encontramos pessoas com mais de 12 anos de idade que nunca tiraram um documento, as quais chamamos de extemporâneos. Estas pessoas são prioridade para nós, uma vez que nos comprometemos em lutar para combater o sub-registro no Pará. Fui criado aqui no Marajó, saí com 19 anos para estudar e tenho muito orgulho em voltar para ajudar outras pessoas também”, afirmou.

A ação no município foi realizada nos dias 1, 2 e 3 de dezembro. Durante os três dias foram emitidas 746 carteiras de identidade, 249 carteiras de trabalho, 364 certidões de nascimento, 783 fotos 3x4 e 255 atendimentos jurídicos. Entre os serviços médicos de clínica geral, pediatria e ginecologia foram somados mais de 500 atendimentos.

 O próximo município a receber a Caravana será Breves entre os dias 5 e 8 de dezembro. Em seguida, a ação acontece em Melgaço nos dias 10, 11 e 12 de dezembro.