Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Quase 500 alunos são formados pelo Proerd em Santarém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/12/2017 00h00

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar, realizou na noite desta segunda-feira (18) a formação de 480 alunos de 17 turmas de oito escolas - sete da rede pública municipal e uma da rede estadual de ensino - do município de Santarém, na região oeste do Estado. Desde sua implantação, no ano de 2005, o programa já formou mais de 25 mil alunos no município.

O Proed trabalha com alunos do ensino fundamental de escolas da rede pública e, também, da rede privada, estratégias preventivas a partir do uso de técnicas pedagógicas inseridas nas disciplinas da grade curricular. O programa conta com a participação da Polícia Militar, estabelecimentos educacionais e a família.

O objetivo é aplicar a prevenção para combater o uso de drogas e situações de violência, fazendo com que os estudantes sejam agentes transformadores, reconhecendo os perigos e as influências diárias de situações aos quais estão expostos e, também, fazê-los instrumentos disseminadores da informação na família e em todos os ambientes que frequentam.

De acordo com Duth Cordeiro, sub-tenente da Polícia Militar e coordenadora do programa, em 2017, o Proerd atuou, também, junto à educação infantil do município. "Foram em torno de 1200 alunos da Educação Infantil que foram atendidos pelos policiais do Proerd. Eles não recebem certificação, mas recebem a visita dos educadores com orientações sobre segurança pessoal", ressaltou a militar.

Alunos das escolas municipais Paulo Rodrigues dos Santos; Sérgio Luiz Henn; Joaquim Cavalcante Maia; Dom Anselmo Pietrula; Doutor Everaldo de Sousa Martins, Maestro Wilde Dias da Fonseca; Rosineide Fonseca Vieira e da Escola Estadual Romana Tavares Leal receberam certificados e firmaram o compromisso de ficarem longe das drogas e contribuírem para promover uma cultura de paz e se transformarem em agentes disseminadores da informação.