Caravana Pro Paz Cidadania encerra ação em Melgaço com 2 mil atendidos
Luciele Costa, 21 anos, é moradora do município de Melgaço, no Marajó. Grávida de cinco meses, ela procurou a Caravana Pro Paz para se examinar com um ginecologista. “Estava sentindo algumas dores, e quando soube que a Caravana estaria no município, procurei atendimento. O médico foi muito atencioso e, além da consulta, me encaminhou para alguns exames, que foram feitos no mesmo dia. Espero que o serviço volte sempre para o Marajó, porque beneficia muito a população”, afirmou.
Mãe de primeira viagem, Luciele aproveitou para fazer o exame de ultrassom e descobrir o sexo do bebê. Ansiosa, ela falou sobre a emoção no momento. “Estava muito nervosa, sempre quis ter uma menina, e quando o médico me contou que eu teria uma, fiquei muito feliz. Pude ouvir o coração da minha filha durante a ultrassonografia também, foi algo muito emocionante”.
Naemi Viegas Leão, 19 anos, foi outra beneficiada com a ação. Ela nunca havia tirado o Registro Geral (RG) e aproveitou a Caravana para acabar com os transtornos constantes causados pela falta de um documento de identificação. “Sempre tive diversas dificuldades por não ter minha carteira de identidade. Hoje estou saindo da ação com a carteira em mãos. Fico feliz que o Pro Paz tenha trago tantos serviços para o nosso município”, disse.
Melgaço tem cerca de 26 mil habitantes. A cidade recebeu a Caravana Pro Paz nos dias 10 e 11 de dezembro. Durante dois dias de ação, cerca de dois mil pessoas foram atendidas. “Quero tirar minha carteira de trabalho para conseguir um bom emprego e ajudar a minha família. Fui bem atendido, e o serviço foi rápido. Acredito que estas ações vêm para beneficiar a população”, contou Levi da Silva, 18 anos.
Este ano a Caravana Pro Paz Cidadania percorreu durante 21 dias os municípios de Bagre, Curralinho, Portel, Breves e Melgaço levando serviços de emissão de primeira e segunda vias de certidão de nascimento, RG, Carteira de trabalho, fotos 3x4, atendimento jurídico e serviços de saúde com atendimento médico especializado de clínico geral, ginecologista e pediatra. A equipe da Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa) ofertou ainda a dispensa de medicamentos para pessoas atendidas e, em algumas cidades, exame de ultrassonografia. Ao todo, cerca de 15 mil pessoas foram atendidas.