"Ribeirinhos da Paz" distribui brinquedos e material escolar para crianças da Ilha Urubuoca
Com brilho nos olhos, sorriso no rosto e muita alegria. Foi dessa forma que 70 crianças e adolescentes que vivem na Ilha Urubuoca e entorno receberam o Papai Noel, durante mais uma ação do projeto "Ribeirinhos da Paz", promovido pela Companhia Fluvial da Polícia Militar (Cipflu), que integra o Grupamento Fluvial (GFLU), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com o Grupo Bem Viver, do Sesc Doca. Ao todo, 80 brinquedos foram distribuídos na ação, além de 60 kits de material escolar e cestas básicas.
De acordo com Neci Barroso, coordenadora do Grupo Bem Viver, a arrecadação dos kits escolares aconteceu durante todo o ano de 2015. “Sempre fazemos eventos para arrecadar doações que possam mudar a vida das pessoas. Nosso foco, esse ano, é investir na educação que é a base para qualquer mudança de vida. Estamos muito felizes em participar desse projeto”, afirmou Neci Barroso.
O evento começou cedo, na manhã desta quinta-feira, 17, quando uma equipe da Cipflu se deslocou até a localidade, por volta de 6 horas da manhã, com saída do trapiche do GFLU, em Belém para buscar as crianças na região ribeirinha da capital.
A ansiedade tomou conta dos pequenos durante toda a viagem de ida para a sede da Companhia, onde seriam entregues os presentes doados pelos padrinhos que "adotaram" as mais de 80 cartinhas escritas por eles. "Eu nem acredito que chegou a hora! Escrevi a carta e agora só quero brincar, dar um abraço no Papai Noel e ver logo o meu presente!", disse Timóteo Pereira, de 10 anos, morador da comunidade.
Para a professora da Escola Estadual Alex Urubuoca, Cátia Cardoso, orientar os alunos a escrever as cartinhas com os pedidos de presentes de Natal é uma das melhores sensações que a sua profissão pode oferecer. "A maioria dessas crianças não sabem o que é receber um presente do Papai Noel. Ver a alegria deles não tem preço. Pedi ajuda do projeto da PM e juntos, vamos realizar sonhos. Estou muito feliz!", relatou a servidora.
A programação também contou com distribuição de lanches e brincadeiras que garantiram a animação e possibilitaram momentos de diversão para a criançada.
E não faltaram opções de entretenimento. Entre a mesa de totó, playground e pula-pula, muitas delas preferiram se arriscar no rapel, orientado por instrutores militares da Comando de Operações Especiais (COE).
Feliz, Luan Alfaia, de 10 anos, agora só quer saber de curtir o novo brinquedo. "Acho que nem vou dormir a noite. Só quero brincar", disparou.
Para o major Elton Medeiros, comandante da Cipflu, o sentimento de dever cumprido satisfaz qualquer um que quer o bem do próximo. "Um dos lemas da PMPA é: 'Servir e proteger a população paraense'. Então, nada melhor do que oferecer a essas crianças, alegria, carinho e acima de tudo, protegê-las e orientá-las para que tenham um futuro de muito sucesso", disse o oficial.
Ações - A Cipflu, por meio do projeto, já realiza uma série de programações na comunidade de Urubuoca, para dar atenção, principalmente, as crianças. Mais de 70 famílias moram na localidade e são beneficiadas com as ações.