Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DANÇA

Pro Paz nos Bairros encerra atividades de 2015 com comemorações de Natal

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/12/2015 17h00

Durante esta semana diferentes confraternizações e comemorações de festas de final de ano marcam o encerramento das atividades de 2015 nos polos do Pro Paz nos Bairros. Os eventos contam com a presença de alunos, pais, comunidade do entorno e autoridades.

A programação do "Natal da Paz" começou na quarta-feira, 16, pelo Polo Sacramenta e Polo Iesp. Na quinta-feira, 17, foi a vez do Polo Mangueirão. Na sexta-feira, 18, as comemorações foram realizadas no Polo UFPA  e Polo Ufra. Em todos esses locais foram realizadas atividades artísticas dos alunos dos polos, cortejo com palhaços e pernas de pau e distribuição de presentes e lanches, com a presença do Papai Noel.

Maria Eduarda, 12 anos, frequenta o Polo da Sacramenta há dois anos e tem se destacado no ballet clássico. Ela foi uma das alunas a se apresentar na confraternização do polo. “Eu amo o ballet, as professoras do Pro Paz me incentivam muito. Desde que comecei, já fui me apresentar em vários lugares importantes. Não gosto de faltar nenhuma aula”, contou.

Mãe de Maria Eduarda, Márcia Bastos, conta que com o projeto sua filha adquiriu o amor pela dança. “Ela já passou por várias aulas e agora está no ballet. Ela criou um verdadeiro amor pela dança. É um projeto muito bom, que oferece atividades de qualidade para os nossos filhos. Fiquei emocionada ao ver como ela está dançando”, ressaltou.

Dona Odaleia Santos, 49 anos, perdeu a visão a quase 10 anos. Ela conta que encontrou na dança sua força para viver. “Já frequento o polo há quase cinco anos. Depois que perdi a visão a dança me estimulou muito e hoje ela é tudo pra mim. Costumo dizer que o Pro Paz me abraçou de uma forma que eu nunca esperava. Aqui eu descobri muitas coisas que ainda sou capaz de fazer”, disse.

“Antes fazíamos um evento grande para todos os polos, mas a partir deste ano, como Fundação, resolvemos fazer um Natal em cada polo para que nenhum aluno ou pai perca a comemoração. Hoje agradeço principalmente aos pais que compareceram às festas. Em um momento conturbado em que muitos dos nossos jovens vivem hoje é muito bom ver que os pais trazem seus filhos para este projeto e vem aqui para assisti-los, mostrando que dão valor para algo que é tão importante para eles”, destacou Jorge Bittencourt, presidente da Fundação Pro Paz. 

Ufra e UFPA

Uma das crianças participantes foi Bruna Santos, 12 anos, aluna do Polo UFPA. “Estou há apenas 4 meses no Pro Paz e já me inseri em diversas atividades. Quando eu descobri que tinha um polo perto de casa fiquei muito feliz. Aqui, fiz amigos, pratico natação, basquete, ballet, dança, música. Hoje, na festa de natal, me inseri em tudo, até no coral, e me diverti bastante. Vou sentir saudades, mas em janeiro estarei de volta”, conta.

Já Thaize Lima, 9 anos, entrou no Polo Ufra em 2015. Dentre as diversas atividades que pratica, suas preferidas são natação, futsal e hip hop. Ela apresentou a coreografia "Bonecas encantadas". A menina diz que hoje, depois da experiência no Pro Paz, sua vida melhorou: “não vou mais pra rua, faço as atividades direitinho e as minhas notas na escola ficaram melhores”. A mãe da criança, Aline Martins, fala da sua satisfação com o projeto: “O Pro Paz é um projeto muito bom porque a minha filha se inspirou muito. Então, eu convido aquelas crianças que estão na rua, mãe, pai, para comover e colocar seus filhos no Pro Paz porque eu gostei muito. Eu espero que esse projeto nunca acabe. Minha filha se desenvolveu e aprendeu muita coisa, inclusive tirou ela da rua. No Pro Paz nós temos tudo: educação, esporte e lazer”.

Os eventos não reuniram apenas crianças, equipe e responsáveis, mas também representantes de movimentos sociais, como Manoel Campos, 72 anos, líder comunitário do Guamá, que participou da confraternização do Polo UFPA. “Tive a oportunidade de participar do Pro Paz desde o início e eu vi nascer esse polo do Guamá. Hoje, vemos o Pro Paz muito presente para toda comunidade guamaense e até mesmo pessoas do bairro da Terra Firme e me dá uma imensa felicidade como líder comunitário ver o projeto crescer cada vez mais. Hoje, a comunidade participa ativamente porque temos essa oportunidade que inclui desde as crianças até os idosos”, diz Manoel.

Para Jorge Bittencourt, presidente da Fundação Pro Paz, esse momento de culminância é de muita emoção e importância para o projeto e para a sociedade. “Além da confraternização que fizemos aqui no Guamá estamos também reafirmando nosso compromisso com a família e sua relação com o polo. O que vemos hoje nessa festa são lideranças comunitárias, famílias, idosos, crianças. Esse aqui (o Polo UFPA) foi nosso primeiro polo, muita coisa nasceu daqui e por isso é que festejamos junto com a comunidade. Aqui temos uma relação consolidada com a comunidade e queremos que essa integração aumente ainda mais no próximo ano”, declara o presidente.

O coordenador do Polo UFRA, Luiz Félix, ressaltou a importância das parcerias para o andamento do Pro Paz nos Bairros. “O Pro Paz não pode trabalhar isolado, é preciso adentrar na comunidade. Conseguimos fazer parcerias com as instituições e, junto a elas, veio a comunidade. A gente consegue agregar dentro do trabalho de cultura de paz o trabalho com a criança, com o jovem e com o adulto, muitas vezes temos famílias inteiras participando do polo”, destacou.

O projeto - Criado para despertar nas crianças e jovens o interesse pela construção de uma cultura de paz coletiva, oportunizando o aprendizado e o acesso a diversas atividades de arte, cultura e lazer, o Pro Paz nos Bairros atende a faixa etária de 08 a 18 anos, em sedes físicas chamadas “Polos”.  Nesses pólos as crianças e jovens são acolhidos por professores e equipe técnica e são estimulados a resgatar valores como respeito, igualdade, lealdade, compromisso, utilizando-se para isso de atividades de integração, inclusão e socialização.

Durante todo o tempo em que permanecem no polo, seguindo a lógica do turno complementar ao da escola, crianças e jovens recebem acompanhamento de uma equipe multiprofissional, formada por pedagogo e psicólogo, disponíveis tanto para os alunos como para suas famílias. Todos os polos possuem infraestrutura de qualidade, com professores e equipe técnica que desenvolvem suas modalidades a partir de valores como respeito, igualdade, lealdade, compromisso e disciplina.

Nos polos são desenvolvidas atividades nas áreas de Educação (Linguagem e Matemática de forma diversificada, lúdica e prazerosa); Arte e Cultura (Percussão, Circo, Música, Dança, Hip Hop); Esporte e Lazer (Futebol de campo, Futsal, Vôlei, Basquete, Natação, Atletismo, Artes Marciais, Capoeira), além de atividades voltadas para o estímulo ao exercício pleno da cidadania como oficinas formativas e rodas de conversa.

Entre os parceiros do projeto estão a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural (Ufra), Instituto de Ensino e Segurança do Pará (Iesp), Secretária de Educação (Seduc) por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), Secretária de Esporte e Lazer (Seel), Secretária de Segurança Pública (Segup) e Corpo de Bombeiros. A maior missão do Pro Paz nos Bairros é integrar as políticas para a infância e a juventude com o objetivo de reduzir os índices de violência.

(Texto atualizado em 21.12, às 16:31)