Grupos religiosos levam voluntários para doar sangue no Hemopa
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) recebe neste sábado (31) campanhas de estímulo à doação voluntária de sangue do Grupo de Oração Terço dos Homens (Goth), da Igreja Católica, e da Comunidade Internacional da Família, ligada à Igreja do Evangelho Quandrangular. As ações estratégicas visam despertar entre os religiosos a reflexão da importância da doação voluntária, espontânea e habitual de sangue, e têm as metas de 150 e 30 coletas, respectivamente.
Jorge Luiz de Menezes Xavier, 53 anos, participante do Terço dos Homens na Comunidade Menino Deus, da Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio, no bairro Coqueiro, diz que a campanha surgiu da observação da necessidade que o hemocentro tem de coletas no período pré-Carnaval. “Queremos colaborar para alcançar aqueles que não estarão aqui, para que doem sangue antes de viajar. Incentivei meus filhos e alguns amigos, todos calouros de universidades públicas e privadas, a também virem aqui”, diz.
Na manhã deste sábado a Comunidade Internacional da Família fará uma ação social em parceria com seis secretarias e órgãos públicos, para oferecer aos moradores de Icoaraci serviços como retirada de RG, meia-passagem e corte de cabelo. Um grupo vai ao Hemopa para doar sangue. Alex Rodrigues, 37 anos, funcionário público e pastor da comunidade, é doador de sangue desde 2012 e sabe da importância que o gesto solidário tem. “Desde que fiz minha primeira doação, vi a necessidade de conscientizar as pessoas sobre o ato. Daí surgiu a ideia de levar alguns membros da comunidade para doar”, conta.
Segundo a assistente social Nilvete Smith, da Gerência de Captação de Doadores do Hemopa, a fundação não trabalha sozinha. “Estabelecemos uma relação de parceria com a população não só para a doação voluntária, mas também para a formação de multiplicadores de informações sobre o ato de doar”, explica. A ida dos voluntários dos dois grupos ao hemocentro é muito positiva, reforça ela, uma vez que eles exercem liderança nas comunidades onde atuam, o que pode ser usado na manutenção de doadores regulares.
Carnaval – Para suprir o estoque de sangue para atendimento durante a Folia de Momo, o hemocentro promove, de 7 a 13 de fevereiro, a campanha “No Carnaval, use a fantasia de salva-vidas. Doe sangue”. As doações também podem ser feitas nos municípios de Santarém, Marabá, Castanhal, Abaetetuba, Altamira, Redenção e Capanema. Outras ações incluem o Trote Solidário, com os calouros de Medicina da Universidade do Estado Pará (Uepa), no dia 3, e a Campanha Nacional de Doação de Sangue “Doe Sangue, jogue Rugby”, nos dias 6 e 7.
A pessoa ou instituição que quiser estabelecer parceria com o Hemopa deve entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 e 3242-9100 (ramais 205/ 243) ou pelo e-mail [email protected].
Podem doar sangue pessoas com boa saúde, que pesem mais de 50 quilos e tenham entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou do responsável legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto. É preciso estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três meses.
A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos. A Estação de Coleta Hemopa Castanheira está localizada no térreo do Pórtico Metrópole, no acesso ao shopping Castanheira, km 1 da Rodovia BR-316. As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa (0800-2808118) ou no site www.hemopa.pa.gov.br.