Assentados de Santa Bárbara vendem ovos e galinha caipira em mercados alternativos
Aproveitar mercados alternativos para vender a produção de galinha e ovos caipiras é o que vem fazendo um grupo de trabalhadores rurais do Assentamento Abril Vermelho, localizado no município de Santa Bárbara do Pará, na Região Metropolitana de Belém. Os produtores integram a Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Astraf II), que reúne 70 famílias. Atualmente, a Associação fornece por mês mais de 100 galinhas abatidas e cerca de mil ovos para funcionários de órgãos públicos do setor agrícola-fundiário, e também comercializa em feiras internas e para compradores em Belém.
Os trabalhadores são atendidos pelo escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) em Santa Bárbara, por meio de uma chamada pública do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Segundo o produtor Alcenir Monteiro, os compradores “são pessoas que, pela atividade profissional, já são ambientadas com os conceitos de ‘agricultura agroecológica’, e reconhecem a qualidade dos produtos. A maioria compra com regularidade, toda semana. Comprando direto da gente, sem os atravessadores, o consumidor consegue uma redução de preço de cerca de 40%”.
Além de galinha e ovos caipiras, a Astraf oferece hortaliças e frutas orgânicas, como cheiro-verde e pupunha.