Cheque Moradia beneficia 800 famílias da Região Metropolitana
Aos 63 anos, o autônomo Antônio Paulo Ramos finalmente vai poder realizar seu grande sonho: erguer em alvenaria a casa em que vive com a família no bairro da Sacramenta, em Belém. Nesta sexta-feira, 13, ele e outros 800 moradores da Região Metropolitana foram beneficiados com o Cheque Moradia.
“Meu canto é todo em madeira e não dá conta das chuvas. Sempre fica tudo alagado, é como estivéssemos andando na lama. Agora é um recomeço, vou erguer com cimento e tijolo. Tenho certeza que assim vou poder dar uma moradia de vida melhor pra minha família”, afirmou.
Na cerimônia, realizada no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, Antônio Paulo recebeu o benefício no valor de R$ 14 mil para ser usado na compra dos materiais de construção, das mãos do governador Simão Jatene. Emocionado, o autônomo ainda fez questão de ressaltar a alegria em ser um dos contemplados. “Estou desempregado, vivo de 'bicos' e sei que a minha situação é como a de muitos aqui. A gente necessitava dessa ajuda que vem através do cheque. Sou grato a todos que colaboram pra isso. Pra mim, esse programa é um multiplicador de sonhos”.
A mesma emoção foi compartilhada pela dona de casa Maria de Lurdes Correa, de 55 anos. Ela contou que mora com o esposo, os filhos e os netos em um único compartimento, com apenas um pequeno banheiro. “Recebi ela já erguida, mas só com a estrutura mesmo. Ainda falta rebocar toda a casa e mexer no telhado. Mas também pretendo ampliá-la. A gente vinha juntando o dinheiro, mas ainda estávamos longe de conseguir tudo que precisa. Desde quando me inscrevi, a expectativa era grande. Com esse dinheiro, quero construir quarto e outro banheiro”, planejou.
O governador ressaltou a importância do programa. “Aqueles que imaginavam que era coisa eleitoreira, hoje estão podendo comprovar que não. São dez anos de programa e, hoje, foram mais 800 cheques entregues. É importante tocar nesses pontos, porque precisamos sim consolidar a ideia de que é possível fazer política com outra qualidade, reconhecendo que o grande responsável por tudo é o próprio povo. É ele quem paga o imposto e financia todas ações dos governos, inclusive, programas como este”, destacou Jatene.
Somente nesta sexta, os recursos repassados ultrapassaram os R$ 9 milhões. Segundo a presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Lene Farinha, da criação do programa, em 2003, até o início de 2015, são cerca 50 mil famílias contempladas. Desde 2011, quando o programa começou novamente a ganhar força e passou a ser o carro-chefe da Cohab, foram 21 mil beneficiadas. O balanço foi comemorado pela gestora, às vésperas dos 50 anos do órgão – em abril. “Já estamos em 121 municípios e isso para nós é muito importante. Nossa meta é chegar aos 144”, disse.