Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Rede de atenção ao câncer no Pará será tema de encontro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/02/2015 14h46

A implantação de estratégias efetivas de controle do câncer, que incluam ações de promoção à saúde, prevenção e detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos constarão nas discussões do 2º Encontro Amazônico de Controle do Câncer, que será realizado no período de 10 a 12 de março no Beira Rio Hotel, em Belém. As inscrições para o evento estão abertas até 23 de fevereiro na Divisão de Eventos Científicos do hospital Ophir Loyola.

Para a ocasião, os participantes deverão estar munidos de uma das duas opções do chamado "kit de inscrição”: a primeira composta por sabonete, shampoo, condicionador, escova de dente e creme dental e a segunda formada por um pacote de fralda geriátrica.

O encontro terá como workshop principal a “Implementação da Rede de Atenção Oncológica”, com base no slogan “Câncer: problema de todos nós”,  e será realizado por uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Hospital Ophir Loyola (HOL) e Rede Paraense de Controle ao Câncer, coordenada pelo médico oncologista Antenor Madeira.

O encontro vai, ainda, abordar temas estratégicos para o aprimoramento das ações de detecção precoce dos cânceres e deve reunir representantes estaduais das áreas técnicas de controle do câncer dos sete estados da Região Norte, representantes da Sociedade Civil organizada, profissionais de saúde e da comunidade acadêmica local.

Rede de atendimento

Atualmente, o Pará dispõe de três instituições que atendem a pacientes com câncer: Hospital Ophir Loyola, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Universitário João de Barros Barreto e o Hospital Regional do Baixo Amazonas. Mas estão em fase de implantação a Unacon do Hospital Regional de Tucuruí e o Hospital Oncológico Infantil, que juntamente com as unidades existentes têm condições de atender à demanda nas 13 Regiões de Saúde do Estado, conforme previsto no Plano Estadual de Atenção Oncológica.

O objetivo do Governo do Estado é descentralizar e fortalecer cada vez mais os serviços de alta complexidade, como fez no oeste do Estado, onde o Hospital Regional do Baixo Amazonas atende a pacientes com câncer de toda região, que não precisam mais vir para Belém.

Para essa ampliação, no entanto, além de estrutura física e equipamentos, há necessidade de profissionais altamente especializados, como radioterapeutas e médicos físicos, que ainda são poucos no Pará.

Na área de média complexidade, por meio da Unidade de Referência Especializada Materno Infantil e Adolescente (Uremia), que pertence à Sespa, as mulheres paraenses têm acesso a exames de mamografia, colposcopia, ultrassonografia, biópsia de mama guiada por ultrassom, biópsia de colo de útero, punção de mama e preventivo do câncer de colo de útero (PCCU). Também realiza cirurgias de exérese de mama, que é a retirada de nódulos por procedimento menos invasivo.

Diagnóstico

No dia 30 de dezembro, a Uremia inaugurou o Centro de Qualificação de Ginecologista, que visa a capacitação de profissionais ginecologistas que atuam no interior do Estado para a realização dos exames colposcopia, biópsia e o exérese da zona de transformação do colo uterino. A finalidade é fazer o diagnóstico precoce e tratamento das lesões precursoras do câncer do colo do útero.

A Sespa também tem contribuído para agilizar o diagnóstico de câncer de colo de útero por meio do Laboratório Central do Estado (Lacen), que implantou o processo automatizado para realização de exames preventivos do câncer de colo de útero (PPCU), tornando-se o primeiro laboratório público a utilizar esse método de exame.

O objetivo é melhorar a qualidade das amostras coletadas e agilizar os resultados dos exames para as mulheres. O equipamento custou R$ 448 mil e foi adquirido com recursos do Projeto QualiSUS financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Serviço:
Informações mais detalhadas sobre a programação do evento podem ser obtidas com a equipe da Diretoria de Ensino e Pesquisa do hospital Ophir Loyola, situado na avenida Magalhães Barata, 992, ou pelo fone 3265-6510, de 8 às 12 horas e de 14 às 16 horas.