Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAMPANHA DE CARNAVAL

Representando o Paysandu, Rayana Corrêa vence concurso Rainha da Doação do Hemopa

Influenciadora mobilizou 65 candidatos à doação de sangue na primeira edição da ação solidária promovida pela Fundação Hemopa

Por Aline Seabra (HEMOPA)
12/02/2026 20h50

Representando o Paysandu Sport Club, a influenciadora digital e modelo publicitária Rayana Corrêa foi a vencedora do concurso Rainha da Doação do Hemopa, realizado nesta quinta-feira (12), como parte da campanha de Carnaval da Fundação Hemopa.

Natural de Belém e moradora do bairro do Jurunas, Rayana, de 35 anos, participou do concurso Rainha das Rainhas 2026 e se destacou no Rainha da Doação pelo engajamento nas redes sociais e pelo número de doações indicadas por meio de código individual. 

A premiação ocorreu na sede da Fundação Hemopa, localizada no bairro da Batista Campos, em Belém, com a presença do presidente da instituição, Paulo André Bezerra. Criado em sua primeira edição neste ano, o concurso Rainha da Doação do Hemopa tem como finalidade estimular a doação voluntária de sangue por meio da mobilização social, especialmente durante o período do Carnaval, quando há aumento da demanda por transfusões e redução no comparecimento de doadores. 

A iniciativa busca associar visibilidade, engajamento e responsabilidade social, utilizando a influência das candidatas para ampliar o alcance das campanhas institucionais e reforçar a importância da doação regular.

Segundo o presidente da Fundação Hemopa, Paulo André Bezerra, a campanha de Carnaval é uma estratégia tradicional para garantir o abastecimento dos estoques de sangue em um período crítico. De acordo com ele, somente nesta semana, a instituição registrou uma média superior a 200 doações diárias. “A campanha de Carnaval já é tradicional justamente para atender à demanda desse período. Hoje, estamos coroando a Rainha da Doação de Sangue do Hemopa, unindo a alegria do Carnaval com a solidariedade e o compromisso de salvar vidas”, destacou.

O presidente reforçou ainda que a doação de sangue é uma necessidade permanente. “A solidariedade precisa fazer parte do dia a dia. A doação é importante durante todo o ano, para garantir o atendimento da rede hospitalar que depende das transfusões”, afirmou.

A vencedora do concurso, Rayana Corrêa, afirmou que o título representa um sentimento de gratidão e responsabilidade social.

“Receber essa faixa é um sentimento de muita gratidão. Eu sinto a mão de Deus e de Nossa Senhora de Nazaré falando ao meu coração que estou no caminho certo e que é para continuar. Hoje eu trabalho como influenciadora digital e modelo publicitária e já participo de campanhas de doação de sangue. A gente sabe da responsabilidade que tem como influenciador de engajar as pessoas em ações tão importantes como essa”, destacou.

Segundo Rayana, a motivação para participar do concurso também veio do conhecimento sobre a queda nos estoques nesse período do ano. “Eu soube que o mês de fevereiro costuma ser mais escasso de sangue, mas as pessoas precisam de doação o tempo todo. Todas as candidatas fizeram suas campanhas, cada uma com seu esforço, e o que nos trouxe esse título foi o número maior de pessoas mobilizadas”, afirmou.

A vencedora ressaltou ainda que o reconhecimento vai além de concursos de beleza. “Esse é um título que vale mais do que qualquer título de beleza, porque o sentimento de saber que estamos ajudando a salvar vidas é algo surreal”, disse.

Rayana agradeceu ao Paysandu Sport Club, aos parceiros, à família e aos apoiadores, e reforçou o compromisso de continuar incentivando a doação de sangue. “Vamos continuar salvando vidas. 2026 está só começando”, concluiu.