Universitários da Ufra iniciam Trote Solidário no Hemonúcleo de Capanema
Iniciou nesta segunda-feira (2), o Trote Solidário realizado em parceria entre a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Hemonúcleo de Capanema (Henca), no nordeste do Estado. A campanha se estenderá até o dia 6 e tem a meta de 100 doações voluntárias de sangue. Em Belém, o Trote Solidário está agendado para esta terça-feira, 3, às 15h, com a participação de técnicos da Gerência de Captação de Doadores do Hemopa, durante recepção de aula inaugural, com os vestibulandos da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O objetivo da campanha é reforçar o estoque estratégico de sangue da hemorrede e promover a substituição dos trotes violentos durante a recepção dos calouros nas universidades pelo voluntariado da doação de sangue. A campanha universitária ocorrerá em todas as oito unidades do hemocentro no interior paraense.
"Ser doador de sangue é ser cidadão, pois todos nós somos responsáveis pela manutenção do estoque de sangue na região. Espero que todos os meus colegas participem também do trote e que a doação de sangue se torne um hábito", afirmou Ávila Júnior de Sousa Amaral, 28, calouro do curso de administração da Ufra, servidor da Secretaria de Saúde do Estado (Sespa) e primeiro participante da campanha deste ano.
Neuma Andrea Matos Silva da Silva, 19, universitária do 5° semestre de Administração e uma das organizadoras do Trote Solidário, diz que a campanha procura agregar calouros e veteranos em torno de causas solidárias. "Ano passado, doamos material escolar para escolas públicas e este ano já doamos artigos de higiene para o abrigo Santo Antônio. Quem não pode doar sangue, pode ajudar de outras formas".
Segundo a responsável pelo serviço de captação de doadores do Henca, Luiza Helena Progênio, a campanha contará como apoio do 4º Centro Regional de Saúde da Sespa, que disponibilizará material impresso educativo e preservativos que serão distribuídos aos voluntários do Trote Solidário.
Além das doações de sangue, as alunas que participam do Trote Solidário serão estimuladas ao engajamento na campanha de doação de cabelos para a Organização das Vítimas de Acidente com Motor (Orvam), que atua na promoção e apoio a essas vítimas. “Essa ação deve servir de exemplo para outros estabelecimentos de ensino. Estamos abertos para novas parcerias”, destacou Luiza Helena.
Para a gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, a assistente social Juciara Farias, o engajamento na campanha do Trote Solidário é muito importante para a formação de um novo voluntariado acadêmico, que pode incluir a ação no calendário de ações do estabelecimento, através dos seus respectivos centros acadêmicos. “Eles podem, inclusive, envolver a comunidade ao redor da instituição a participar dessas ações de responsabilidade social com a promoção da doação de sangue”, sugeriu.
A Fundação Hemopa possui unidades de coleta e transfusão de sangue em Castanhal, Santarém, Marabá, Capanema, Redenção, Altamira, Abaetetuba e Tucuruí. Os doadores ainda dispõem da Estação de Coleta do Hemopa Castanheira.
Quem pode doar sangue:
Candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 69 anos; peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum.
Serviço:
A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h e aos sábados, das 7h30 às 17h.
Estação de Coleta Hemopa - Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo fone 0800 280-8118.