Alunos do Paes de Carvalho recebem formação em educação patrimonial
Tombado como patrimônio histórico, o prédio da Escola Estadual de Ensino Médio Paes de Carvalho preserva as características originais desde a sua fundação. E para estimular nos alunos o interesse pela história e cultura não apenas do espaço de ensino centenário como do patrimônio da cidade foi proposto o tema Educação Patrimonial para discussão em sala de aula e também durante a Jornada Pedagógica 2015 da escola. A programação encerra nesta sexta-feira, 13, na Academia Paraense de Letras.
Fundada em 1841, pelo então Presidente da Província, Visconde de Sousa Franco, e localizada em uma área estratégica, próximo a museus e complexos turísticos, a escola Paes de Carvalho utiliza a educação patrimonial para incentivar os alunos a visitar museus e interagir com espaços que resgatram a história e a cultura do Pará.
A inclusão da Educação Patrimonial na grade curricular dos alunos do Ensino Médio do Paes de Carvalho aconteceu em 2013, desenvolvida a partir do projeto de redesenho curricular. As disciplinas ministradas na escola são todas integradas à questão patrimonial. “Mesmo aquelas que não possuem ligação direta com o tema também abrem espaço para a realização de visitas a museus e, a partir delas, o desenvolvimento de atividades que estabeleçam uma relação entre as áreas”, destaca o professor articulador Rosemiro Lopes.
"No início os alunos viam as visitas apenas como passeios, mas com o tempo eles acabaram por estabelecer um sentimento de pertencimento em relação ao patrimônio da cidade, inclusive confirmamos junto aos próprios museus que muitos alunos passaram a fazer visitas a esses espaços nos momentos de lazer, de forma espontânea”, completa o professor.
Com o passar dos anos a iniciativa foi se consolidando e ganhando o apoio de parceiros. Alguns museus, além de oferecer visitas guiadas aos alunos também proporcionam atividades artísticas que são desenvolvidas pelos mediadores dos espaços. É o caso do Museu do Estado do Pará (MEP), que proporciona diversas atividades aos alunos visitantes. Para o Diretor do MEP, Sérgio Melo, estas visitas são importantes sobretudo para a formação dos alunos. “Primeiramente, qualquer atividade que trabalhe com o registro da cultura vai ser sempre louvável. É muito importante que as escolas possibilitem o acesso dos alunos à cultura do lugar onde ele vive. O museu é de singular importância, pois desperta o interesse e permite o intercambio de valores” destaca Sérgio Melo.
A perspectiva dos professores e de todo o corpo docente é que os alunos se interessem ou mesmo possam trabalhar, no futuro, com a área patrimonial. Ainda neste semestre será desenvolvido o projeto “Espaço da Memória”, onde os alunos pesquisarão a história da própria escola e comporão um mural com todas as informações recolhidas. O projeto também visa resgatar a memória da Escola e incluir os alunos neste processo.
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