Grupo Os Baioaras viaja pelos ritmos amazônicos na Estação das Docas
Carimbó, retumbão e siriá são algumas das danças apresentadas no show “Uma viagem pelos ritmos amazônicos”, que o grupo Os Baioaras apresentará nesta sexta-feira (27), às 18 horas, no projeto Por do Som, na orla do Armazém 3 da Estação das Docas. Maracas, banjo e curimbós são alguns dos instrumentos que darão o tom ao espetáculo. O grupo cantará e dançará as canções dos mestres de carimbó de Marapanim, como Mestre Lucindo e Mestre Venâncio.
O espetáculo folclórico vai mostrar danças de outras regiões do Estado, como Bragança, com a marujada e o retumbão, e o Baixo Tocantins, com o siriá e o maçarico. Rituais indígenas também constam da apresentação.
Cerca de 30 pessoas, entre instrumentistas e dançarinos, participarão do show “Uma viagem pelos ritmos amazônicos”. “Nos intervalos vamos mostrar os ritmos brasileiros, como a lambada, que carrega a influência latina e chegava pelas ondas de rádio vindas do Suriname”, adianta o presidente do grupo Os Baioaras, Edson Padilha.
O grupo Os Baioaras foi criado em 1988, a partir do grupo folclórico da Escola Estadual Edgar Pinheiro Porto, em Belém, coordenado pelos professores Edson e Edna Padilha. A eles juntaram-se os músicos liderados por Mestre Venâncio.
O projeto Por do Som é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas. A programação cultural completa está no site www.estacaodasdocas.com.br.
Serviço: Apresentação do grupo Os Baioaras. Nesta sexta-feira (27), a partir das 18 h, na orla do Armazém 3 da Estação das Docas (Boulevard Castilhos França, s/n, bairro da Campina). Entrada franca. Mais informações pelo fone (91) 3212-5525.