Plenária popular debate políticas de saúde em Belém
O Conselho Estadual de Saúde do Pará (CES) iniciou nesta sexta-feira, 27, em Belém, a Plenária Popular Norte, que corresponde à primeira fase de mobilização popular para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em novembro deste ano, em Brasília. O objetivo da atividade, que continua durante todo este sábado no hotel Beira Rio, é aproximar a população do processo de organização da conferência nacional por meio do incentivo à participação nas fases municipais e estaduais do evento. A plenária também será uma forma de motivar os envolvidos no empenho por mais recursos para a saúde, pela vinculação orçamentária e pela maior articulação dos grupos de controle social.
Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, a 15ª Conferência Nacional de Saúde pretende ampliar a base social deste importante espaço democrático. O desafio é incluir novas vozes no debate em defesa da efetivação do direto à saúde pública de qualidade.
Última das plenárias populares regionais que vem acontecendo em cinco regiões distintas do país (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte) no decorrer deste mês, a atividade em Belém não fugirá à regra das demais, e traz para a pauta dos debates segmentos ainda pouco representados nos espaços de controle social, como movimentos de mulheres, idosos, população negra, em situação de rua, do campo e da floresta, quilombolas, LGBT, juventude e pessoas com deficiências, entre outros.
Durante a cerimônia de abertura dos trabalhos, o presidente do CES, Gerson Dumont, lembrou que este ano as plenárias - que sempre ocorriam no ano anterior ou seguinte às conferências para que houvesse uma avaliação prévia destas - foram antecipadas por se tratar do ano das Conferências. Dessa forma, é possível ouvir a população, ampliando a participação da sociedade na construção do Sistema Único de Saúde, uma vez que nem toda os setores estão representados pelos usuários dos Conselhos de Saúde.
Para Haroldo Reis, que no ato representou o Conselho Nacional de Saúde (CNS), é de suma importância que a população compreenda melhor como os Conselhos funcionam para que tenha conhecimento das políticas públicas em Saúde já realizadas e possa cobrar e se articular com as mais diversas representações.
Também presente durante o primeiro dia da plenária, a secretária de Estado de Saúde do Pará, Heloisa Guimarães, destacou a importância de se ouvir a população paraense, sobretudo por meio das lideranças comunitárias, e obter dela as impressões sobre os serviços prestados. Também alertou para as peculiaridades regionais, sobretudo do Pará, que requer um olhar especial.
Participam do evento os coordenadores estaduais de plenária de todos os estados da Região Norte e representantes dos Conselhos de Saúde dos municípios, movimentos de educação popular para a Saúde, movimentos religiosos e de qualidade de vida e bem-estar, além de representantes dos diversos segmentos ligados ao SUS.
A Plenária Popular Região Norte prossegue neste sábado, 28, de 8h as 12h, no auditório do hotel Beira Rio, situado na avenida Bernardo Sayão, 4804, bairro do Guamá, em Belém.